Cultura
Esposende: Três alunas vão disputar Fase Final do Concurso Nacional de Leitura
Esposende viu apuradas três alunas para a Fase Final do Concurso Nacional de Leitura (CNL), que decorrerá no dia 3 de junho, em Almada.
Na Fase Intermunicipal do Cávado, que se realizou no passado dia 20 de abril, em Amares, foram apuradas as alunas Marta Costa, do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, e Maya Santos, do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, ambas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e Laura Costa, da Escola Secundária Henrique Medina c/ 3º ciclo, a frequentar o Ensino Secundário.
Nesta eliminatória, que se repartiu entre a Biblioteca Municipal Francisco Sá de Miranda e o Auditório Municipal Conde Ferreira, estiveram em prova alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário dos seis concelhos da Comunidade Intermunicipal do Cávado, designadamente Esposende, Amares, Barcelos, Braga, Terras do Bouro e Vila Verde.
Constituído por Pedro Seromenho, Isabel Costa, Sérgio Sousa, Luciana Braga, Fernando Fernandes, Natália Dias e Palmira Simões, o Júri selecionou as obras “A minha família”, de António Mota, para o 1.º ciclo; “Confia na Mudança”, de Margarida Fonseca Santos, para o 2.º ciclo; “A música dos ossos”, de David Almond, para o 3.º ciclo, e “Os primos”, de Karen M. McManus, para o Ensino Secundário.
Nesta fase, foram apurados oito alunos para a fase final do Concurso Nacional de Leitura, sendo que três são, como referido, de Esposende, o que merece o reconhecimento do Município, sendo também de saudar a prestação dos demais alunos do concelho que participaram tanto nesta fase, como nas anteriores.
O Concurso Nacional de Leitura representa o maior evento de promoção do livro e da leitura dirigido ao público jovem, sendo que a sua organização envolve as escolas e as bibliotecas públicas de todo o país. Tendo como objetivos estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral, pretende celebrar o Livro e a Leitura.
Ao associar-se a este evento, o Município, através da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, dá cumprimento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas ONU).