
“Nós vivemos porque você dá – doe sangue, doe plasma, compartilhe vida, compartilhe com frequência” é o mote da campanha deste ano para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, que se comemora a 14 de junho, sob a égide da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Neste dia, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) quer “não só agradecer de modo especial” a todos os seus doadores e “apelar à mobilização para a dádiva de sangue e plaquetas, como reconhecer a relevante atividade profissional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, que diariamente garantem a realização de centenas de análises, separação e produção de componentes sanguíneos, assegurando e contribuindo para a elevada segurança transfusional” no CHUC, refere o Centro Hospitalar em comunicado.
A campanha para o ano de 2023, da OMS, “centra-se” nos doentes com necessidade de suporte transfusional ao longo da vida, destacando o papel que cada pessoa pode desempenhar ao doar uma das mais valiosas dádivas, sangue ou plasma.
Destaca, também, a importância das doações serem regulares para se criar um suprimento seguro e sustentável de sangue e hemoderivados que possa estar disponível em todo mundo, para que, quando qualquer doente deles venha a necessitar os possa receber em tempo útil.
Celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue é, sobretudo, “agradecer a todos os doadores e também incentivar a que mais pessoas se tornem doadores/as, encorajando-os a doar sangue regularmente – sempre que for possível e seguro – para ajudar a transformar a qualidade de vida dos doentes que dele necessitam para viver”, refere a mesma nota.
O CHUC relembra que pode ser doador/a desde que:
Tenha mais de 18 anos de idade e menos de 65 anos, pese mais de 50kg e se encontre saudável.
Pode efetuar a sua dádiva no Posto de Colheita de Sangue do CHUC, localizado no Centro Simulação Biomédica Pav Azul Bloco Celas -Polo HUC, a funcionar de segunda a sexta-feira das 9h às 13h e das 14 às 17h. Sábados, domingos e feriados funciona das 9h às 13h e das 14h às 16h.
Não é necessário pré-agendamento



