Espetáculos Nacionais
O Primavera Sound Porto é o líder do Ranking Cision da Maratona dos Festivais de Verão, com 986 notícias
Festival domina o espaço mediático. O MEO Kalorama sobe sete posições no ranking de media.
O festival que se realizou entre os dias 7 e 11 de junho, conquistou a primeira posição do ranking e alcançou mais de cinco horas de exposição em televisões e rádios nacionais, com várias peças e diretos transmitidos. O dia 9 de julho regista um maior volume de informação, potenciado pelas notícias sobre o concerto da Rosalía no dia anterior e sobre o cartaz do próprio dia, que contou com os Pet Shop Boys.
O NOS Alive desceu uma posição face ao mês anterior, registando 457 notícias. A pouco mais de uma semana do primeiro dia do festival, foram anunciados os últimos nomes do cartaz do Palco Fado Cafe, do Pórtico e do Palco Heineken e WTF Clubbing. Também o regresso do Palco Comédia e a programação do Palco Coreto, com curadoria pela Arruada, contribuíram para o volume de informação.
A fechar o pódio, o MEO Kaloramasubiu para o terceiro lugar do ranking no mês de junho, com 217 notícias, onde o regresso dos Blur a Portugal e o anúncio de novos nomes para o cartaz foram os temas com maior destaque mediático.
Com uma diferença de apenas 10 notícias, o Super Bock Super Rock ocupa a quarta posição, com 186 notícias, seguido do Sumol Summer Fest, com 176 menções. Por ordem decrescente, constam ainda deste ranking o MEO Sudoeste, o MEO Marés Vivas, o festival CA Vilar de Mouros, o Vodafone Paredes de Coura e o Cool Jazz Fest.
Resultados da Maratona dos Festivais de Verão nas Redes Sociais
Ao nível das plataformas sociais, no mês de junho o NOS Alive mantém-se na primeira posição do ranking, com 1.021 menções e mais de 89 mil interações. O Twitter representou 79% do total de referências, sendo a procura de bilhetes para o festival um dos temas mais recorrentes entre os utilizadores da plataforma. Segue-se o Primavera Sound Porto, ocupando o segundo lugar com 843 publicações e o maior número de interações conseguidas, com perto de 170 mil reações, das quais 80% foram no Instagram. Também o potencial de audiência foi o maior entre os vários festivais monitorizados, alcançado mais de 13 milhões de impressões. A partilha de momentos e emoções de vários utilizadores durante o festival e a publicação de conteúdos por órgãos de comunicação social nas suas plataformas contribuíram para os resultados.
A fechar o top 3, e em linha com o ranking de media, encontra-se o MEO Kalorama com 288 menções e cerca de 33 mil interações. A divulgação de novos nomes para o cartaz foi o principal assunto divulgado. Nomes como Blur, The Prodigy e Lil Silva são alguns que se destacaram. A maioria das menções é promovida por plataformas de órgãos de comunicação social e pelas páginas do próprio evento.
O Sumol Summer Fest ocupa a quarta posição com 202 publicações, seguido pelo MEO Sudoeste com 173 menções. Nos últimos lugares do ranking, por ordem decrescente, encontram-se Super Bock Super Rock, O Sol da Caparica, CA Vilar de Mouros, MEO Marés Vivas e RFM SOMNII.
Sobre a Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision
A Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo do ano.
O trabalho desenvolvido pela Cision no âmbito dos festivais foi reconhecido na terceira edição dos Iberian Festival Awards, onde a Cision foi distinguida com o prémio ibérico ‘Best Service Provider’.
O desempenho mediático conquistado por cada festival é calculado tendo em conta a metodologia Cision de avaliação de comunicação, que considera o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado e as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas.
O objeto de análise deste estudo são todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa). Neste caso, o ranking reflete o resultado de 1 a 30 de junho de 2023, com os diferentes festivais a serem ordenados pela posição alcançada.
Os dados relativos às redes sociais foram aferidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais. A Brandwatch usa a mais recente inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática, para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de usuários das redes sociais.