Destaque

Feira: “Além das muralhas”

Começa hoje a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, uma das maiores, mais dinâmicas e mais prestigiadas recriações medievais da Europa. Até 13 de agosto, há 18 novidades na programação e na animação do centro histórico de Santa Maria da Feira. Entre elas, um inédito espetáculo de videomapping projetado na fachada principal do castelo, chamado “Além da muralhas”, um baile coletivo e ecos gregorianos.

“Honra e glória – a alma de um povo é a sua história”. A frase, inscrita na fachada do castelo de Santa Maria da Feira, dá o mote para a estreia absoluta de um espetáculo de videomapping, intitulado “Além das muralhas”, projetado nas muralhas do monumento. Pela primeira vez em 26 edições, a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria (que este ano é dedicada ao reinado de D. João I) apresenta um espetáculo de curta duração (apenas dez minutos), feito integralmente com recurso à tecnologia, para “proporcionar uma experiência nova, para contar uma história de maneira diferente e para ver o castelo de uma maneira única”, explica Eduardo Canessa, produtor executivo da empresa “O Cubo”, responsável pela conceção e produção do espetáculo.

Com recurso a animações cativantes feitas em computador, a imagens fortes, a sons impactantes com música épica, a jogos de luzes e a uma voz off emocionante, foram criadas “sete telas com conteúdos lineares e uniformes”, projetados na fachada principal do castelo, descreve o produtor. O objetivo é proporcionar um “grande impacto visual, que transforme a fachada do castelo, como se fosse o castelo a contar a sua própria história”, acrescenta Eduardo Canessa.

O filme narrativo exibido na muralha versa sobre memórias, vidas e histórias do castelo de Santa Maria da Feira e sobre as terras de Santa Maria que, “nos alvores da nacionalidade, tiveram protagonismo na história do independentismo nacional, um independentismo liderado pelos barões do Condado Portucalense”, como se ouve na narração do espetáculo.

As imagens e os momentos históricos recuperados neste espetáculo vão do século X aos dias de hoje e incluem referências às fogaceiras e ao voto ao mártir São Sebastião, bem como às recentes obras de recuperação da fachada do castelo, um monumento de referência nacional, em tempo idos oferecido como dote a várias rainhas. Por este castelo passaram e andaram povos de várias origens: celtas, romanos, suevos, muçulmanos. O castelo foi também um sítio militar estratégico e administrativo do vasto território designado Terra de Santa Maria. No século X, era o bastião de uma terra de fronteira entre cristãos e muçulmanos.

Por tudo isso, este espetáculo inédito na Viagem Medieval pretende ir além das muralhas do castelo, para honrar e dignificar os que “edificaram, defenderam e preservaram um dos maiores símbolos da heróica história nacional”. “Além das muralhas” tem três sessões diárias: às 22h, às 23h e à meia-noite.

Este espetáculo “Além das muralhas” é apenas uma das 18 novidades que a Viagem Medieval em Terra de Santa Maria apresenta, este ano, entre 2 e 13 de agosto, no conjunto dos 103 espetáculos diários proporcionados ao público. Entre as restantes novidades estão visitas guiadas com conteúdos interativos no interior do castelo – “Castelo D´el Rei”, das 12H30 às 22h00. Há também a recriação das icónicas Cortes de Coimbra, no espetáculo “Um rei para um reino”, no salão nobre da Câmara Municipal, às 14h00, 15h00, 16H00, 17h00 e 18h00. Novidade é igualmente o baile coletivo inédito, designado “Folguedo na Praça”, em que o público é convidado a dançar ao som de música medieval festiva, em todas as praças do recinto, quando os sinos da Igreja Matriz assinalarem, todos os dias, as 20h00. Outro novo espetáculo, “Ecos Gregorianos”, convida à introspeção e à meditação no claustro do Convento e Igreja Matriz, onde diariamente, às 22h00, meia centena de monges vão entoar canto sacro gregoriano. Além disso, o espetáculo de grande formato da tarde, “As bodas reais”, passa a ter duas sessões, às 16h00 e às 18h00, mantendo-se os restantes grandes formatos às horas habituais: “Nuno de Santa Maria”, às 21h30, e “Batalha real”, às 23h30.

Esta vigésima sexta edição da Viagem Medieval tem um recinto mais amplo e reorganizado e tem um horário mais alargado, abrindo os pórticos ao meio-dia.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close