Sociedade

Porto: Autarquia atribui 495 mil euros em apoios à criação, investigação e programação artística

Valor inclui bolsas atribuídas a 17 projetos e 12 espaços de programação da cidade.

Já são conhecidos os 17 projetos de criação e investigação artística apoiados na edição de 2023 do programa Criatório da Câmara Municipal do Porto. Selecionados de um total de 169 propostas admitidas a concurso, a cada projeto será atribuída uma bolsa de 15 mil euros, perfazendo um apoio total de 255 mil euros, valor que se junta às bolsas já atribuídas a 12 espaços de programação da cidade.
Criado pelo Município em 2017 com vista a contribuir para a consolidação da atividade de artistas e agentes culturais na cidade, esta é a primeira edição do Criatório em que os apoios são atribuídos através da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, contando com um reforço no orçamento, que agora totaliza os 495 mil euros.
À semelhança dos anos anteriores, nesta sétima edição, o concurso manteve duas modalidades de apoio, com júris distintos. Na modalidade relativa a Projetos de Criação e Investigação Artística, o júri composto por Ana Resende (arquiteta, designer editorial e docente na FAUP), Luís Silva (curador e diretor da Kunsthalle Lissabon) e Marta Rincón (historiadora de arte e diretora para as Artes Visuais, Arquitetura e Design da Acción Cultural Española) selecionou projetos da autoria de Ana Luísa Soares; Arcana; biakosta, Amargo e Rita Mota; Filipa Valente; Foi Bonita a Festa; Gil Delindro, Isabel Carvalho; Letícia Castro Simões; Mauro Cerqueira; Narrativa Provável; Paula Parente Pinto/Performing the Archive; Plataforma UMA; Pedro Sousa Silva/Arte Minima; Letícia Castro Simões; Rebecca Moradalizadeh, Roxanna Albayati e Golara Khalilinejad; Tales Frey;  Vasco Macedo; e Vera Mota.
Já na modalidade de apoio a Espaços de Programação, integraram o júri Laura Tabarés (artista e gestora cultural, fundadora do espaço independente Leira Haus), Vanessa Badagliacca (historiadora de arte, investigadora e curadora), e Vânia Rodrigues (investigadora e gestora cultural). Foram selecionados os seguintes espaços culturais da cidade: CRL – Central Elétrica; Clube de Desenho; De Liceiras 18; Dentro; INSTITUTO; Laboratório da Torre; Ócio; Pedreira; Rampa; Rua do Sol; Sismógrafo; e Sonoscopia.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

11 + = 17

Close