Economia

ENERH2O: a primeira feira em Portugal focada em energias renováveis e gestão da água

Os setores estratégicos das energias renováveis e da gestão da água vão passar a contar com uma feira especializada em Portugal. A ENERH2O, que se realiza a 27 e 28 de setembro, na Exponor, no Porto, dá destaque a temas tão atuais como a urgência da transição energética, a escassez de recursos hídricos ou os desafios das alterações climáticas.

A ENERH2O– Energy and Water Innovation & Technology é uma nova feira em Portugal e um marco significativo no panorama das energias renováveis e da gestão da água. Este evento de dois dias, que decorre na Exponor,  no Porto, a 27 e 28 de setembro, reúne dois setores estratégicos para o futuro do país e aborda questões fundamentais que vão moldar a vida e a economia de Portugal nas próximas décadas.

A escassez de água e a necessidade de mitigá-la são preocupações cada vez mais prementes, não só em Portugal, como em muitas regiões do planeta. Por isso, a ENERH2O quer ser o palco onde os principais atores do setor podem explorar soluções inovadoras para garantir o suprimento sustentável de água para o futuro. Além disso, a feira destaca como a gestão eficiente da água está intrinsecamente ligada à transição e eficiência energéticas.

Mais de 2.000 profissionais e de 50 expositores diretos, dos quais 60% internacionais – estão confirmados nesta primeira edição, números que ultrapassam as expetativas iniciais da organização, uma parceria entre a empresa portuguesa On Events e a espanhola PROFEI.  Todo o pavilhão reservado para a feira encontra-se ocupado, correspondendo a mais de 2.000 metros quadrados de mostra, com a presença das principais empresas do setor, prova do seu interesse e compromisso com um futuro mais sustentável.

De acordo com Filipe Gomes, diretor da ENERH2O por parte da On Events, “havia no setor específico das feiras profissionais, uma lacuna no mercado em termos de abordagem sistematizada e transversal para os desafios da transição energética. Embora existam conferências e eventos, não têm a mesma dimensão, o mesmo posicionamento e não exploram as sinergias resultantes da junção do setor da água e das energias renováveis.”

Aposta no conhecimento

A ENERH2O, que conta com o apoio dos principais agentes setoriais portugueses, oferece um programa de conferências de excelência, com a presença de especialistas conceituados, que vão partilhar os seus conhecimentos e visões sobre as últimas tendências e inovações.

Tal como explica Juli Simon Millet, diretor da ENERH2O por parte da PROFEI, “quando se abordam setores em constante evolução tecnológica, que têm elevados investimentos financeiros na investigação científica, é importante manter as áreas comerciais informadas sobre estes avanços e descobertas. Por esta razão, tentámos encontrar um equilíbrio, para ter conferências de qualidade, de um ponto de vista comercial (expositores), social (associações) e académico (cientistas).”

 Do programa de conferências, destaque para temas como tratamento de água, reutilização e economia, dessalinização, otimização de consumo, redução das perdas de água, energia solar, comunidade de energia e novas tecnologias e soluções de energia solar e renovável. Alessandro Siria, professor da École Normale Supérieure de Paris e diretor de investigação do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) é uma das presenças confirmadas. O especialista vai explicar como gerar eletricidade a partir do encontro entre correntes de água salgada e de água doce, e como esta descoberta científica foi aplicada, do ponto de vista tecnológico, para ser possível construir uma central elétrica que fornece eletricidade a uma cidade inteira.

A ENERH2O é uma feira especializada, de natureza B2B, destinada a um vasto leque de profissionais que trabalham, investem ou procuram novas soluções, serviços, equipamentos e tecnologias dos setores da água e energias renováveis, desde profissionais da administração pública, a arquitetos, profissionais da construção, consultores e industriais.

Em termos de oferta, esta primeira edição conta com uma forte presença dos setores fotovoltaico, de autoconsumo e de armazenamento de energia. No setor da água, destaque para as áreas do tratamento, abastecimento, recolha, transporte e armazenamento, assim como as soluções para a agricultura. Há ainda uma oferta expressiva do hidrogénio, biogás e tecnologias de monitorização, tão importantes para o futuro.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close