Sociedade

Ílhavo: Programa de Apoio a Pessoas em Luto arranca este mês

A Câmara Municipal de Ílhavo inicia, este mês, o Programa de Apoio a Pessoas em Luto, que integra dois tipos de ações – as oficinas temáticas abertas a toda a comunidade e os Grupos de Partilha Orientada, de acesso mais restrito.

Este programa é um trabalho estruturado, de longa duração, que tem como objetivo oferecer um entendimento abrangente sobre o tema e o seu processo. 

A primeira oficina (de três, que se vão realizar até ao final do ano) está agendada para 12 de outubro, às 18h30, no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo. A sessão é aberta a toda a comunidade e será dinamizada por Lídia Rego, psicóloga especializada na área do luto, dinamizadora do Grupo de Apoio ao Luto.

“Ser Compassivo no Luto: Como Ajudar” é o tema desta primeira oficina em que se fará um caminho de olhar compassivo sobre as perdas e os processos de luto, convidando os participantes a desenvolver atitudes e comportamentos mais conscientes, adequados e humanizados para quem sofre.

Em tom de conversa, partilha e reflexão, procurar-se-á clarificar o que é o processo de luto, desmistificando o “ter de esquecer ou ultrapassar algo” e identificando comportamentos realmente adequados e acessíveis a todos, no acompanhamento compassivo de alguém em luto.

O Programa de Apoio a Pessoas em Luto integra, ainda, sessões de apoio dirigidos a grupos de acesso reservado – os Grupos de Partilha Orientada – que têm inscrições abertas até ao dia 18 de outubro. A primeira sessão destes grupos está prevista para o dia 8 de novembro, no Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 + 4 =

Close