Sociedade

Porto reforça aposta no ensino profissional

O Município do Porto reforçou a sua aposta no ensino profissional ao assinar um acordo de cooperação com a Iniciativa Educação, que formaliza a oferta, no Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique, do curso de Técnico de Manutenção Industrial.

O acordo foi assinado no âmbito do “Ser Pro”, programa de promoção do ensino profissional da Iniciativa Educação, cujo modelo prevê a colaboração de instituições de ensino superior (neste caso, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e um conjunto de empresas e entidades empregadoras locais, que, além de receberem os alunos para formação em contexto e trabalho, aproximam os cursos às necessidades de desenvolvimento da economia da região.

Atualmente, o Porto tem 29 escolas com oferta de ensino profissional, com cerca de seis mil alunos. “O Município tem vindo a valorizá-lo e a desenvolver um trabalho em rede e de parceria que alavanque boas práticas, fomente a partilha e a troca de experiências pedagógicas e promova um trabalho mais colaborativo e complementar para uma educação e formação de qualidade”, sublinha o vereador da Educação, Fernando Paulo.

No ano letivo de 2023/24, o programa Ser Pro está presente em 15 escolas, de norte a sul do país, e abrange um total de 17 cursos profissionais das áreas do Desporto, Informática, Eletricidade e Energia, Eletrónica e Automação, Hotelaria e Restauração, Indústrias Alimentares, Metalurgia e Metalomecânica, Saúde, Turismo e Produção Agrícola e Alimentar.

“O curso de Técnico de Manutenção Industrial do Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique é um excelente exemplo daquilo que o ‘Ser Pro’ tem para oferecer. Graças ao empenho do Município do Porto e dos restantes parceiros, os alunos têm à sua disposição um curso que lhes oferece uma oportunidade de contacto muito próximo com as empresas e com o mercado de trabalho que ambicionam integrar”, explica o presidente da Iniciativa Educação, Nuno Crato.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

77 − 68 =

Close