Cultura

Concerto integrado no 46.º FIMUV: Sofia Escobar com 200 músicos em palco para interpretar êxitos do cinema e da Broadway

É um espetáculo concebido especificamente para a 46.ª edição do FIMUV e leva ao Grande Auditório do Europarque uma parceria inédita entre a cantora e artista portuguesa Sofia Escobar e as quatro bandas sinfónicas do município de Santa Maria da Feira. A artista premiada como “Melhor Atriz de Teatro Musical” pelo site britânico WhatsOnStage estará assim acompanhada por cerca de 200 músicos, num concerto com grandes êxitos do cinema e clássicos teatrais do West End e da Broadway.

“I feel pretty” e “Don’t cry for me Argentina” são alguns dos temas do concerto que, pelas 17h30 do próximo domingo, constituirá um dos pontos-altos da 46.ª edição do FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão. A soprano portuguesa Sofia Escobar será a solista em palco, partilhando os focos do Grande Auditório do Europarque com cerca de 200 músicos das quatros bandas sinfónicas do município de Santa Maria da Feira.
Augusto Trindade, diretor artístico do FIMUV, explica que o espetáculo é uma estreia encomendada pelo certame e resulta de um desafio lançado à cantora e atriz após a sua primeira passagem pelo evento em 2018, então com outro coletivo sinfónico. “Dado o tipo de repertório em que a Sofia é especialista, pensámos que juntar a sua voz ao instrumental destas quatro bandas sinfónicas seria uma combinação excecional e, depois de assistir ao primeiro ensaio, temos a certeza de que o público irá concordar connosco. Vai ser uma performance poderosa e emocionante”, garante o violinista e pedagogo.
Sofia Escobar reconhece a satisfação de voltar a “um dos festivais mais conceituados de Portugal” e mostra-se entusiasmada quanto ao novo formato do seu acompanhamento orquestral: “Este novo desafio é bastante singular pois irá reunir as quatro maiores bandas filarmónicas do concelho e será a primeira vez que faço parte de um projeto artístico com este conceito, que me agrada muito”.
Os coletivos em palco serão as bandas de Arrifana, Lobão, Souto e Vale, que Sofia Escobar elogia globalmente pela sua missão pública enquanto “escolas de música e casas de cultura”. A artista atribui a essas entidades “um papel fundamental para a criação e conservação da identidade local” e considera que lhes é devido “todo o carinho e apoio” pela regularidade e dedicação com que “ampliam a coesão social”.
Nesse contexto, a soprano realça ainda a “enorme importância” da cooperação gerada por iniciativa do FIMUV: “Este espetáculo estimula a cooperação entre músicos e formações que desenvolvem atividade no mesmo município, o que, noutros territórios, leva muitas vezes a rivalidades que considero pouco salutares. Quando me transmitiram que todas estas bandas de Santa Maria da Feira tinham uma excelente relação institucional e que a cooperação entre os seus maestros era de franca amizade, fiquei ainda mais entusiasmada com o projeto”.
Sala com 1.400 lugares quase esgotada
Natural de Guimarães, Sofia Escobar concluiu o curso de Canto no Conservatório de Música do Porto e mudou-se depois para o Reino Unido, onde estudou Canto e Representação na Guildhall School of Music and Drama, em Londres. Nessa cidade começou por interpretar Christine no musical “Fantasma da Ópera” e destacou-se depois no papel de Maria em “West Site Story”, pelo qual foi nomeada para o Prémio Laurence Olivier como Melhor Atriz de Teatro Musical. Foi nessa categoria, aliás, que a plataforma de espetáculos britânica “WhatsOnStage” a distinguiu, após uma votação por mais de 35.000 seguidores do site.
No concerto que o FIMUV leva ao Europarque, a soprano interpretará temas de Leonard Bernstein e Andrew Lloyd Webber, e também êxitos do cinema da Disney, como “Over the rainbow”. Numa sala com bilhetes a 10 euros na Ticketline e capacidade para 1.400 espectadores, outras composições a cargo das bandas serão “A Bela e o Monstro” e “Piratas das Caraíbas”.

“Anseio pelo momento de subir ao palco com os cerca de 200 músicos com quem estarei a interpretar temas e canções do meu universo musical”, confessa Sofia Escobar. “Sinto sempre a enorme responsabilidade de estar ao mais alto nível, de transmitir uma boa energia a todos os músicos e de poder ser um exemplo para a realização dos seus sonhos”.

Foto: Paco Navarro
Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

25 + = 26

Close