Economia
Feira: Intertex & Intershoes regressam em maio de 2024
Europarque volta a receber mais uma edição das duas feiras internacionais que reúnem visitantes profissionais de todo o mundo das indústrias têxtil e do calçado
Entre 21 e 23 de maio de 2024, o Europarque, em Santa Maria da Feira, volta a ser o ponto de encontro das indústrias têxtil, vestuário, calçado, peles e acessórios. Acontece mais uma edição em Portugal da Intertex – Feira Internacional da Indústria Têxtil e da Intershoes – Feira Internacional do Calçado, que dará particular destaque à inovação, à sustentabilidade e ao empreendedorismo em dois importantes setores da economia nacional.
Os certames são organizados pela empresa norte-americana BGroup, que estima contar com a participação de quase 200 empresas provenientes de cerca de 20 países, num palco que reunirá alguns dos principais agentes das duas indústrias, desde designers, produtores de matérias-primas, fabricantes de produto final ou conhecidas marcas nacionais e internacionais.
“A Intertex e a Intershoes assumem-se como uma importante montra da indústria têxtil e do calçado, com a mais recentes tendências de produtos e serviços, e uma plataforma privilegiada para alargar as redes de contactos, estabelecer parcerias e encontrar novos parceiros e oportunidades de negócio”, afirma António Brito, Iberian Manager da BGroup, no lançamento de “um evento que cresce de ano para ano e que procura ser uma referência para os profissionais destes dois sectores com um peso significativo no PIB nacional”.
O programa desta terceira edição em Portugal apresenta várias novidades. É o caso do Espaço Start-up, reservado às empresas novas ou em fase de crescimento até três anos, ou da Design Trend Area, dedicada à área da moda e que vai juntar a criação, o design e a produção, designers nacionais de renome e jovens criadores.
Haverá também espaço para palestras com o objetivo de divulgar as mais recentes práticas sustentáveis e de debater a evolução e o futuro do têxtil e do calçado. As Business Talks vão permitir aos expositores promoverem os novos produtos, serviços e projetos à procura de investidores, ou apresentar os mais recentes avanços tecnológicos.
A maquinaria têxtil estará também em destaque com a Intertex Machinery, um salão dedicado às empresas deste subsetor da indústria.
Apoios à internacionalização
No âmbito do programa de Hosted Buyers, a organização convidará dezenas de compradores internacionais com capacidade de decisão e interesse específico no mercado português, e os expositores nacionais terão a possibilidade de convidar um cliente ou potencial cliente internacional para participar no certame.
As duas feiras contam com o apoio renovado da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção, da UACS – União das Associações do Comércio e Serviços; do CFPIC – e do Centro de Formação Profissional da Indústria dos Curtumes. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e as entidades de Turismo do Centro e do Porto e Norte de Portugal são também parceiros no evento.
Para António Brito, “estes apoios refletem a importância da presença da Intertex e da Intershoes para a promoção e internacionalização do tecido empresarial português”. “Nesse sentido, as empresas associadas da ANIVEC e da UACS dispõem de condições vantajosas para participar neste evento, que também vai oferecer mais comodidade aos visitantes. Terão acesso a descontos na estadia em unidades hoteleiras do Porto e em Aveiro, e à disposição um shuttle gratuito que ligará o aeroporto, o centro do Porto e o Europarque”, acrescenta o responsável pela BGroup na Península Ibérica.
Mais de quatro mil visitantes em 2023
Na edição 2023, a Intertex e a Intershoes receberam mais de 4.500 visitantes, maioritariamente provenientes da Europa (40%) e da Ásia (30%), mas também de África (13%) e das Américas (10%). Segundo um inquérito de satisfação realizado pela organização, mais de 90% classificaram a sua participação como muito positiva para os seus negócios.
No Europarque marcaram presença 130 expositores em representação de 15 países: 70% afirmaram ter estabelecido novos contactos comerciais e 80% consideraram que o evento contribuiu para aumentar a notoriedade internacional da sua marca e manifestaram a intenção de regressar em 2024.