Sociedade

Politécnico de Viana do Castelo conquista o pódio no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores

O Encontro decorreu, esta sexta-feira, na Universidade de Santiago de Compostela, tendo sido apresentados perto de 40 projetos desenvolvidos por estudantes de uma dezena de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha.

As duas estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo destacaram-se ao vencer o prémio de Melhor Projeto Português – Categoria Projetos e o Prémio Especial Impacto Social.

Francisca Faria, de 22 anos, estudante do curso de licenciatura em Marketing e Comunicação Empresarial, e Beatriz Carvalhido, de 21 anos, do curso de licenciatura em Gestão da Distribuição e Logística, cursos da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo, venceram dois dos mais importantes prémios no X Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE), que decorreu, esta quinta e sexta-feira, em Santiago de Compostela. A primeira estudante, com o projeto “UP COAT”, venceu o prémio de Melhor Projeto Português – Categoria Projetos. Já Beatriz Carvalhido, com “Capaz”, venceu o Prémio Especial Impacto Social.

Francisca Faria criou um casaco “diferenciador” que procura ser muito mais do que um casaco. Na verdade, dependendo do tecido utilizado e da conjugação que for feita, o casaco, explica a estudante natural de Viana do Castelo, poderá ser utilizado em qualquer altura do ano, numa combinação criteriosa de materiais.

Com o prémio de Melhor Projeto Português, na Categoria Projetos, Francisca Faria sonha um dia poder colocá-lo em prática. “Em relação ao que existe no mercado, julgo que a ideia é muito diferente. É um casaco versátil e, por isso, gostaria muito de conseguir implementá-lo”.

Já Beatriz Carvalhido, foi a autora de “Capaz”, projeto vencedor de um prémio especial, o primeiro na categoria de Impacto Social. A estudante, natural de Viana do Castelo, explica “Capaz”, projeto baseado em experiências próximas: “Tentei criar um corta-unhas para pessoas com artroses ou problemas similares nas mãos. Os que existem no mercado exigem dos utilizadores muita força nos polegares e é precisamente aí que existe a maior dificuldade para quem sofre daqueles problemas de saúde, por isso, o meu corta-unhas é inovador, por implica mais forma na palma da mão e menos nos dedos”.

Apresentado o projeto, Beatriz Carvalhido espera oportunidade para fazer o protótipo do “Capaz” e, futuramente, poder torná-lo uma realidade.

O Encontro Internacional de Jovens Empreendedores (EIJE) é um projeto colaborativo, desenvolvido, em 2014, por iniciativa da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC) e da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Santiago de Compostela.

 O IEJE tem como objetivo contribuir para a formação dos estudantes, permitindo-lhes adquirir competências e conhecimentos relacionados com o mundo empresarial, dando-lhes possibilidade de criação de ideias de negócio e a sua apresentação em formato pitch.

O Encontro acontece uma vez por ano, numa das instituições parceiras, com o propósito de criar uma rede internacional de jovens empreendedores, de forma a poderem trocar conhecimentos e experiências.

Na edição deste ano foram apresentados perto de 40 projetos, desenvolvidos por estudantes de uma dezena de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

5 + = 8

Close