Gastronomia

Hard Rock Cafe Porto em competição pelo melhor hambúrguer do mundo

Afirmar a identidade nortenha e nacional com um conceito disruptivo: um hambúrguer inspirado no caldo verde e composto pela couve galega usada nesse caldo. É o desafio que o Hard Rock Cafe Porto lança aos clientes, para tentar ganhar o título de melhor hambúrguer do mundo, entre 150 recriações internacionais do hambúrguer que estão a concurso.

Primeiro, olhámos, para tentar perceber o que continha. Depois, cheirámos, para tentar identificar algum aroma específico. Só depois demos a primeira dentada. À primeira vista, não há muito que o distinga do que estamos habituados a ver e a comer. Mas é ilusão de ótica. Porque este hambúrguer de vaca grelhado, envolvido numa camada de puré de batata rosti, noutra camada de fios de couve galega, com queijo suíço e bacon, dentro de um pão brioche, é diferente. É tenro. É suculento. É aconchegante. É uma mistura de sabores que nos faz lembrar a boa comida caseira da nossa mãe ou da nossa avó.

Criado pelo chef do Hard Rock Cafe Porto Evandro Rabelo, para a competição internacional “Hard Rock World Burger Tour 2024”, que elege o melhor hambúrguer do mundo, este hambúrguer é inspirado no caldo verde e, talvez por isso, seja inesperado e até um pouco arriscado. Mas é surpreendentemente agradável, tem portugalidade dento de si, tem alma lusa à sua volta e tem identidade gastronómica.

Chama-se “Invicta Stack” e “foi pensado pelo pai de cozinha do Hard Rock Porto, para homenagear a produção local, a cidade do Porto e a essência portuguesa”, explica Nuno Teixeira, Sales & Marketing Manager do Hard Rock Cafe Porto.  Garante este gerente que os clientes que já o provaram “gostaram muito”, até porque, “sejam nacionais, sejam turistas, gostam da experiência local, do produto local e é isso que este produto também oferece”.

É este o hambúrguer que representa o Porto no concurso “Hard Rock World Burger Tour 2024”, uma competição entre 150 estabelecimentos Hard Rock de todo o mundo. Este hambúrguer nortenho passou, primeiro, por “uma competição interna”, durante a qual o staff do Hard Rock Café Porto o elegeu por ter “um sabor familiar, mas ao mesmo tempo um sabor disruptivo de excelência”, acrescenta Nuno Teixeira. Pode ser provado até dia 22 de maio, em exclusivo no Hard Rock Café Porto, e poderá passar à final do concurso, em junho, de acordo com as percentagens de vendas.

Essa percentagem é calculada em função da geografia de cada Hard Rock Cafe, porque, se assim não fosse, ressalva o manager, “não seria justo para alguns estabelecimentos porque, em termos de volume de vendas, o Porto, por exemplo, nunca venderá como Nova Iorque, Los Angeles, Miami ou Barcelona, que são mercados completamente diferentes”. Para já, o Hard Rock Cafe Porto está “a vender, em média, 150  hambúrgueres Invicta Stack, por semana, ou seja, cerca de 30% do total dos nossos hambúrgueres que rondam os 450 por semana”, estima Nuno Teixeira.

Para surpreender e inovar, a equipa do Porto ousou um pouco mais no concurso deste ano e criou também, para acompanhar o hambúrguer “Invicta Stack”, um cocktail chamado “Rock Port Lemonade”. É composto por limonada, vinho do Porto Tawny e vodka. A ideia foi “mostrar as potencialidades de uma das onze bebidas mais famosas do mundo, o vinho do Porto”, contextualiza Nuno Teixeira. E o resultado é uma bem conseguida, leve e agradável mistura líquida que combina na perfeição com o tão mundialmente típico e afamado pedaço de carne, aqui convertido em audaz experiência sensorial.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close