Notícias
Rádio Miúdos grava emissão a bordo do Comboio Alfa Pendular
Numa parceria com a CP – Comboios de Portugal, que visa incentivar as viagens de comboio entre os mais novos, a Rádio Miúdos está a realizar hoje, pela primeira vez, a gravação de uma emissão a bordo do Alfa Pendular, numa viagem entre Lisboa e o Porto.
Duas equipas da “primeira rádio em português para miúdos” estão a dedicar cerca de duas horas de programa ao tema do transporte ferroviário.
Com estúdio móvel montado numa carruagem do Alfa Pendular, os realizadores dos programas “Bichos Carpinteiros” e “Mil assuntos e um par de botas”, com idades entre os nove e os 13 anos, estão a desafiar a Vice-Presidente da CP, Isabel Ribeiro, a falar sobre o Passaporte Infantil que a CP lançou no início do mês de junho. Entre os temas abordados estão também os 25 anos da primeira viagem do comboio Alfa Pendular entre Lisboa e o Porto, que estão prestes a assinalar-se.
Recorde-se que o Passaporte Infantil, que pode ser levantado em todas as estações com bilheteiras em funcionamento, é uma iniciativa inédita em Portugal, destinando-se a todas as crianças até aos 12 anos. Ao viajar nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Inter-Regional ou Regional, os mais novos podem carimbar o seu passaporte, sendo que, após 10 carimbos, ganham uma viagem dupla num comboio Alfa Pendular, com direito a uma visita exclusiva à cabina de condução. Cada página do passaporte apresenta ainda uma curiosidade sobre os comboios e o transporte ferroviário, tornando cada viagem uma oportunidade de aprendizagem.
O grande objetivo da CP é incentivar as crianças a viajar de comboio, promovendo desde cedo hábitos de mobilidade sustentável, e sensibilizar os mais novos, e também as famílias, para a utilização do comboio como meio de transporte seguro e amigo do ambiente.
Sobre a Rádio Miúdos
A Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças e iniciou as emissões experimentais em novembro de 2015 em radiomiudos.pt. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/7 dias por semana. Tem programação em português, com música da lusofonia, e programas em direto feitos por miúdos e jovens dos nove aos 18 anos.
O projeto foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Entre as personalidades já entrevistadas por estes jornalistas de palmo e meio está o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.