Notícias
Gaia apela ao não abandono animal durante as férias
Em média, são abandonados 115 animais de companhia por dia em Portugal, estimando-se que, por ano, este número chegue aos 30 mil, de acordo com dados da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). “São números verdadeiramente preocupantes e que levaram a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia a lançar uma campanha de sensibilização que visa contribuir para a redução da percentagem de abandono animal durante as férias. Apesar do desagravamento da taxa de abandono durante o período da pandemia de covid-19, segundo um estudo realizado pela Animalife (que contactou mais de 200 associações de proteção animal do país), tem-se assistido a um considerável aumento destes números”, refere a autarquia de Gaia em nota de imprensa.
O abandono de animais de companhia é considerado um crime público, ou seja, qualquer cidadão que assista ou tenha conhecimento de uma situação destas pode denunciá-la. Esta denúncia deve ser efetuada junto das autoridades policiais, nomeadamente da PSP e da GNR, que têm serviços próprios para esse efeito.
Em Gaia, a Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA) tem desenvolvido um trabalho de promoção da adoção de cães e gatos que são recolhidos pelo Município, no decorrer das suas obrigações legais, bem como aqueles que são entregues pelos munícipes. Esta estrutura tem, também, apostado fortemente na sensibilização, alertando a população em geral para a problemática do abandono dos animais.
Todos aqueles que queiram adotar um animal de companhia, podem conhecer todos os nossos ‘patudos’ na PATA, localizada na rua Quinta do Baldaia, número 9950, em Avintes, ou contactar a equipa através do email pata@cm-gaia.pt ou dos telefones 223 742 409/223 742 445. Além disso, podem conhecer os animais disponíveis para adoção aqui.
Foto: DR