Notícias

“Entre Quem Lê” estreia-se em Vila Real

De 20 a 28 de setembro, a cidade de Vila Real será palco de um novo projeto cultural intitulado "Entre Quem Lê".

Com o objetivo de aproximar escritores e leitores, haverá um ciclo de conversas com escritores contemporâneos, uma feira do livro, leituras, performances poéticas, recitais, apresentações de livros e atividades para os mais pequenos. De entrada gratuita, “Entre Quem Lê” acontece nos claustros do antigo Governo Civil, entre as 15h e as 22h.

Ana Margarida de Carvalho, Dulce Maria Cardoso, A.M. Pires Cabral, André Gago, Ana Zanatti, Raquel Costa ou Frederico d’Orey são alguns dos escritores que vão participar nesta iniciativa que quer criar um espaço de diálogo e partilha. “Entre Quem Lê” é um convite para que possam falar dos seus livros de forma descontraída, quase como se estivessem em casa a discutir o processo criativo, as dificuldades e as inspirações que moldam o seu trabalho.

“Entre Quem Lê” arranca com a inauguração da primeira Feira do Livro de Vila Real, pelas 18h. Promovido pelo Município de Vila Real, este projeto conta ainda com o apoio das livrarias da cidade (Fnac, Bertrand, Branco, Traga Mundos, Livros e Narrativas), da editora Colibri e da Associação Cultura a Dentro.

Mais de 20 propostas para todos os públicos

A programação do projeto “Entre Quem Lê” inclui conversas com escritores, apresentações de livros, leituras, recitais e performances poéticas. Para os mais novos estão reservadas várias “Horas do Conto”, promovidas pela FNAC, e oficinas de ilustração e colagem para livros orientadas por Bárbara R..

“25 Mulheres” é o livro que Raquel Costa vai apresentar no primeiro dia. Às 21h, terá lugar a conversa com Ana Margarida de Carvalho. No dia seguinte, as crianças entre os 6 e os 10 anos podem assistir à leitura dos contos “O Pássaro da Cabeça”, de Manuel António Pina, e “Lápis Verde”, de Bernardo Carvalho e Álvaro Magalhães, por Anabela Nóbrega. Pelas 17h, está marcada uma conversa com A.M. Pires Cabral e às 18h30, Isabel Alves moderará a conversa com a escritora Dulce Maria Cardoso.

Para dia 22, pelas 17h30, está agendada uma conversa com escritores locais e vão marcar presença Alexandre Parafita, Anabela Quelhas, Caseiro Marques, António Fortuna, Joaquim Ribeiro Aires, Manuela Vaz de Carvalho, Marília Miranda Lopes e Ricardo Ferreira de Almeida.

Moderada por José Eduardo Reis, a conversa com André Gago acontecerá a 24, pelas 18h30. O ator protagonizará, ainda, o recital “A experiência de ler em público”, às 21h. Depois da apresentação do livro “Efémero”, de Teresa Pereira, a 25 de setembro, Frederico d’Orey apresenta “Nascido de Ninguém”, a 26. Pelas 21h, começará a performance “Mulher, Posso e Mando”, de Maria Caetano Vilalobos. Os livros “As Trapezistas”, de Ana Zanatti, “Leme” e “Deriva”, de Madalena Sá Fernandes, e “Filhos da Chuva”, de Álvaro Curia, vão ser apresentados na tarde de 27 de setembro. Pelas 21h, o músico José Anjos junta-se a Ana Zanatti para o recital “O poema começa com um nó na garganta”.

Após a leitura da “História do Cerco de Lisboa”, de José Saramago, por Pedro Lamares, “Entre Quem Lê” terminará com os sons do bandolim, da bateria e do piano, num concerto do Che Chabón Trio.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close