Destaque

Perlim: dez mil pessoas no primeiro dia, com mensagem de paz para o mundo

O maior e mais original parque temático de Natal do país abriu ontem, em Santa Maria da Feira, com uma enchente. Dez mil pessoas, entre as quais dezenas de espanhóis, visitaram Perlim, o Mercado de Natal e assistiram à Parada dos Sonhos. A festa natalícia na cidade começou com uma mensagem de paz para o mundo.

É a grande novidade deste ano e atraiu uma multidão de gente: a Parada dos Sonhos percorreu as ruas do centro histórico de Santa Maria da Feira, de manhã, com vários personagens do reino da magia, com o Pai Natal, música, dança e muita animação. Pela primeira vez desde a sua criação em 2008, Perlim sai fora da Quinta do Castelo para percorrer, todos os sábados e domingos de manhã, até 5 de janeiro, ruas ornamentadas de enfeites natalícios, luzes e decorações alusivas à quadra.

O bom tempo ajudou à mobilização dos visitantes. Dez mil pessoas passaram, este sábado, por Perlim, pelo Mercado de Natal, no centro da cidade, e acompanharam essa Parada dos Sonhos. Entre eles, dezenas de espanhóis. Foi o caso de Xunxun Jesus, da mulher, da filha de 5 anos e do afilhado. Residentes em Sanxenxo, na vizinha Galiza, viajaram “manhã cedo” para Santa Maria da Feira para conhecerem, pela primeira vez, este parque temático natalício. O pai confessa que a família “está encantada com a dimensão do evento e com a oferta de espaços e atividades proporcionadas”. Tiveram conhecimento de Perlim “através de amigos espanhóis que já cá tinham estado” e não têm dúvidas de que vão “regressar mais vezes, uma das quais, em janeiro, bem como nos próximos anos”.

E são, de facto, imensos os pretextos para as famílias poderem desfrutar de dias inteiros e preenchidos em Perlim. Mais de vinte áreas temáticas proporcionam teatros musicais, espetáculos, concertos, atividades lúdicas, aventuras radicais como arvorismo, escalada e mini-slide, pista de gelo, rampa de boias, carrocel, circo, comboio de Natal, Lapónia com casa do Pai Natal, Mercado de Natal e fogo de artifício.

Só dentro da Quinta do Castelo, mais de três mil adereços decorativos dão vivacidade, cor e alegria ao verde do espaço, o que levou alguns visitantes repetentes a dizerem que “o Perlim deste ano está ainda mais bonito que no ano passado”. Maria Alves, uma jovem de Espinho, que vem a este parque natalício “há já vários anos” nota que “este ano, há muito mais decoração e luzes por todo o lado e, à noite, com a iluminação toda ligada, sentimos mesmo que estamos dentro de um conto de magia ou de um filme mágico”.

A luz, símbolo de vida, também teve destaque na Parada de Lanternas “Iluminal”, ao final da tarde. Quinhentas crianças e respetivas famílias desfilaram pelas ruas da cidade com lanternas artesanais e domésticas, algumas em forma de artefactos natalícios, acompanhadas por música.

O desfile terminou na praça da Câmara Municipal, onde está instalada uma gigantesca árvore de Natal. Junto à árvore, as crianças entoaram cânticos de Natal e coube ao Presidente da autarquia fazer a contagem decrescente para se ligarem as luzes da árvore. Amadeu Albergaria agradeceu às crianças, aos familiares e a todos os que “proporcionam momentos de felicidade como estes”, manifestou-se “de coração cheio, por viver numa cidade que faz coisas tão bonitas como estas” e desafiou os presentes a “viver intensamente o Natal em Santa Maria da Feira, com uma mensagem de paz para o mundo inteiro”.

Pombas brancas, recortadas em papel plastificado e penduradas por toda a cidade e por todo o recinto de Perlim, em árvores e em estruturas, ajudam compor esse desejo e a levar essa mensagem para dentro e para fora do país: que o Natal seja paz e que a paz nos traga Natal todos os dias.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close