Cultura
As Bruxas de Salém terminam digressão em Lisboa, no Teatro São Luiz
De 13 a 15 de dezembro, a produção do Teatro Nacional São João sobe ao palco do Teatro São Luiz. Depois de passar por Guimarães, Porto, Santiago de Compostela e Belgrado, a encenação de Nuno Cardoso fecha temporada de apresentações em Lisboa.
Mais de um ano depois de se estrear no palco do Teatro São João, a peça do dramaturgo norte-americano Arthur Miller, produzida pelo TNSJ em 2023, voltou a assombrar os palcos nacionais e internacionais. As Bruxas de Salém, com encenação do diretor artístico da casa, Nuno Cardoso, regressou para mais uma temporada de apresentações.
Entre setembro e novembro, o espetáculo passou pelo Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, pelo Teatro São João, no Porto, pelo Auditório da Galiza, em Santiago de Compostela, e pelo Yugoslav Drama Theatre, em Belgrado. Agora, para fechar o ano e a digressão nacional, As Bruxas de Salém vai até Lisboa, onde se apresenta no São Luiz Teatro Municipal entre os dias 13 e 15 de dezembro.
Portadora de uma mensagem intemporal, As Bruxas de Salém (1953), de Arthur Miller, é uma obra indissociável do macarthismo, política de perseguição anticomunista dirigida pelo senador Joseph McCarthy na década de 1950, nos Estados Unidos da América. Mais do que inspirada na história, não há uma personagem da peça que não tenha tido um papel semelhante na pequena comunidade americana de Salém, onde, em 1692, mulheres e homens foram perseguidos e julgados por bruxaria.
As Bruxas de Salém está em cena no Teatro São Luiz, na sala Luís Miguel Cintra, de 13 a 15 de dezembro, sexta-feira e sábado às 20h, e domingo às 17h30. O preço dos bilhetes varia entre os 12 e os 15 euros.
Foto: DR