Notícias
Já há luzes de Natal a iluminar as ruas de Aveiro
A iluminação de Natal continua a ser um dos pontos de atração da quadra festiva, em Aveiro. Concertos em igrejas, espetáculos piromusicais e a Oficina do Pai Natal são alguns dos destaques, da programação natalícia, que representa um investimento de 320 mil euros.
1 de dezembro 2024
Aveiro entrou, oficialmente, na época natalícia. Este domingo, muitos foram aqueles que se deslocaram à Capital Portuguesa da Cultura 2024, para assistirem ao momento em que as luzes de Natal foram ligadas.
Milhares de pessoas concentraram-se no Cais da Fonte Nova, para, ali, assistirem ao acender da iluminação das ruas e da Árvore de Natal, que a autarquia garante ser “uma das maiores da Europa”, acompanhado simbolicamente pelo toque dos sinos das Torres do centro histórico.
Com um investimento de 320 mil euros a inauguração contou ainda com o desfile de pais natais em barcos moliceiros, que partiram da Capitania em direção à Fonte Nova, e integrou o espetáculo “Aveiro, Cidade Natal”, com a participação de várias associações culturais, e terminou com um espetáculo multimédia e pirotécnico.
A autarquia anunciou ainda o evento “Boas Festas em Aveiro”, que vai decorrer na cidade dos ovos moles, de hoje até 13 de janeiro, com uma programação para toda a família, que inclui concertos em igrejas, espetáculos piromusicais e a Oficina do Pai Natal.
Entre os grandes destaques do evento está a instalação imersiva “Stella Oriens”, de Miguel Estima, nos dias 06, 07 e 08, na Igreja das Carmelitas, além do programa “A Magia do Natal”, com a apresentação de quatro espetáculos dirigidos às famílias, que terão lugar no Centro de Congressos de Aveiro, sempre às 18:30, nos dias 26 e 27, 28 e 30 de dezembro.
O Mercado do Peixe vai acolher a Oficina do Pai Natal, onde os mais pequenos poderão visitar a figura central da época natalícia.
O programa inclui ainda concertos de Boas Festas e dois de Reis. nas igrejas de várias localidades, para além de um concerto com os Coros de Aveiro, no Centro de Congressos (06 de dezembro), e da Gala Lírica de Natal, pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e a soprano Sílvia Sequeira, na Sé de Aveiro (13 de dezembro).
Estão previstos vários tipos de performances de circo, teatro de rua e música, entre outras, a decorrer de 02 de dezembro a 15 de janeiro, nas ruas da cidade e em ‘spots’ fixos, no Largo Dr. Jaime Magalhães Lima, Praça Dr. Joaquim Melo Freitas e Praça do Rossio.
A encerrar a programação haverá a tradicional Festa de São Gonçalinho, organizada pela Mordomia de São Gonçalinho, em parceria com a Autarquia a, que decorrerá de 9 a 13 de janeiro. A programação prolongar-se-á até à Festa de São Gonçalinho, com propostas diversificadas.