Notícias
Concerto de Reis: Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins convida Tiago Nacarato
O tradicional Concerto de Reis de 2025 da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB) terá lugar no Pavilhão Multiusos de Gondomar, no dia 12 de janeiro, domingo, pelas 18h00.
7 de janeiro 2025
Este concerto será uma oportunidade para o vasto elenco da OPGB apresentar um espetáculo festivo e eclético, que se tornou característico desta formação. O palco será novamente o mesmo que em 2024 acolheu uma apresentação muito aplaudida com a fadista Cuca Roseta. Desta vez, a Orquestra será acompanhada pelo cantautor português, de origens brasileiras, Tiago Nacarato. O concerto será antecedido por uma apresentação similar no sábado, 11 de janeiro, no Ponto C, em Penafiel, às 21h30.
Como já é habitual na OPGB, o Concerto de Reis será marcado por um programa de tons festivos, que incluirá as famosas valsas e polkas da família Strauss. Para além disso, a Orquestra irá brindar a audiência com a música de um artista portuense que tem vindo a afirmar-se no panorama nacional e internacional, especialmente no Brasil, país das suas origens. Tiago Nacarato irá evocar compositores como Vinicius de Moraes e Pixinguinha. Aliás, o Brasil foi também um dos temas centrais da OPGB em 2024, com o renomado bandolinista Hamilton de Holanda a atuar três vezes com a Orquestra, nomeadamente na Casa da Música, no Porto, no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, e na Praça das Eiras, em Macedo de Cavaleiros.
A OPGB e Tiago Nacarato estarão sob a direção do Maestro Titular Hélder Magalhães, que será responsável pela direção musical dos dois concertos.
O concerto em Gondomar contará ainda com a participação de duas formações musicais: o Coral Juvenil do Orfeão de Rio Tinto e o Coro Juvenil do Conservatório de Música de Gondomar.
A Associação Cultural de Plectro, responsável por este coletivo instrumental de cordas, promove e organiza a iniciativa em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar, autarquia que é a sede do concelho onde a OPGB tem o estatuto de residente e a partir da qual expande o seu trabalho musical.
Foto: DR