Notícias

O Embaixador do Projeto “Autismo – Um Jeito único de ver o mundo” vive no Norte de Portugal

Arthur Milhomem nasceu no Brasil, no Estado de São Paulo, tem 8 anos, e chegou recentemente a Portugal, onde estuda e vive.

Vila Real foi a cidade eleita pela família para recomeçarem do zero, num País que elegeram pela segurança e idioma. Esta nova realidade levou o Arthur até à escola de Lordelo, onde tem feito novos amiguinhos. O Modelo Brasileiro é o novo embaixador do Projeto “Autismo – Um Jeito único de ver o mundo”, patrocinado pela marca de galochas Gasf, de Criciúma (SC), Brasil. Este projeto de ação social promove a conscientização e o apoio às famílias com crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Além deste projeto estar comprometido com medidas que promovam a inclusão do autista, faculta novas oportunidades às famílias auxiliando no desenvolvimento pessoal – sendo facilitador da integração na sociedade. O Diagnóstico do Arthur foi recebido pelos pais com o coração nas mãos, Ana e Ricardo ficaram sem saber qual o caminho a seguir e o que iriam encontrar de barreiras na sociedade, a cada dia, contudo sem baixar os braços eles conseguem acompanhar o Arthur fruto de um amor, único e especial.

Ao estudar sobre o assunto Ana Paula viu definições como esta: “O autismo é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância e que se caracteriza por dificuldades na comunicação e interação social e por comportamentos, interesses ou atividades repetitivos e estereotipados. Os sintomas de autismo estão presentes desde cedo durante o desenvolvimento das crianças, mas, muitas vezes, só são valorizados quando determinadas capacidades, como a linguagem, não se desenvolvem no momento esperado. O diagnóstico de autismo é feito por equipas especializadas e baseado na presença de determinadas alterações de desenvolvimento e comportamento. Existem vários instrumentos para a avaliação de crianças com suspeita de autismo que permitem um diagnóstico clínico fiável e sensível”, segundo o Instituto Ricardo Jorge.

Seis meses após ter recebido o diagnóstico de autismo, surgiu uma oportunidade para Arthur desfilar, pois estavam à procura de modelos com espectro de autismo. Nessa época, Arthur havia produzido um book fotográfico para uma agência de modelos. Ana Paula Gonçalves, mãe do Arthur, não pensou duas vezes: “Arrisquei e o levei, era uma feira com lojistas nacionais e internacionais, ele arrasou, não sentiu um pingo de vergonha e eu vi meu filho, pela primeira vez, em uma passarela. Ganhando mais vida, conta a mãe emocionada.

Depois de conhecer o empresário Fábio Kuschel, proprietário da Gasf e idealizador do projeto social, o menino  Arhur recebeu o convite para ser o embaixador da ação. Porque “Ele não tinha vergonha. Ele falou ‘meu nome é Arthur Milhomem e eu sou autista’, e o Fábio se encantou. Ficamos em contato e, alguns meses depois, e o convite para o Arthur se tornar embaixador de um projeto chegou”, explica a mãe.

Arthur desfilou na Fashion Week Show, no Brasil. Sendo o objetivo maior de mãe e filho “mostrar ao mundo o que é o autismo e que com isso, ajudar outras famílias através da conscientização.  “O objetivo maior continua sendo o mesmo: desfilar  e mostrar que o autista pode e deve ocupar todos os espaços na sociedade”, complementa Ana. Essa missão será feita desde Portugal para o Mundo.

Andreia Gonçalves

Foto: DR

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close