Notícias

Morreu Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto. Tinha 87 anos

O ex-presidente dos ‘dragões’ morreu aos 87 anos. Tinha sido diagnosticado com um cancro na próstata. Esteve no FC Porto de 23 abril de 1982 a 7 de maio de 2024. Foi também presidente da Liga entre 1995 e 1996.

Jorge Nuno Pinto da Costa foi o dirigente mais titulado do mundo e o que mais tempo esteve na liderança de um clube de futebol. Há três anos que lutava contra um cancro, morreu este sábado aos 87 anos.

Pinto da Costa foi o dirigente mais vitorioso da história do futebol mundial e presidiu o FC Porto durante 42 anos, conquistando 69 títulos no futebol profissional e mais de 2500 troféus nas diversas modalidades.

A sua liderança à frente do FC Porto terminou a 28 de maio, após a vitória na Taça de Portugal, ao ser derrotado nas eleições por André Villas-Boas, que obteve 80% dos votos. A última vez que apareceu em público foi no Estádio do Dragão, em dezembro do ano passado, para assistir à vitória sobre o Estrela da Amadora (2-0).

Nos seus últimos três anos de vida, registou pensamentos, inquietações e certezas num livro, onde também revelou os desejos para as suas cerimónias fúnebres. Pediu um funeral simples, na Igreja de Santo António das Antas, com família, amigos e adeptos anónimos, e fez um apelo para que todos se vestissem de azul.

Deixou ainda uma lista de pessoas excluídas das cerimónias, incluindo André Villas-Boas, a sua direção e antigos jogadores que apoiaram a nova presidência. Além disso, instruiu a família a recusar qualquer condecoração a título póstumo.

Nascido no Porto em 1937, Pinto da Costa foi uma figura apaixonada e controversa, amado por uns e criticado por outros. O seu nome ficará para sempre ligado à história do FC Porto e do futebol mundial.

“O presidente da República apresenta as suas condolências à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube”, pode ler-se numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close