Notícias
North Festival cancelado no Estádio do Bessa
A edição deste ano do North Festival, prevista para maio no Estádio do Bessa, no Porto, foi cancelada, anunciou a promotora Vibes & Beats e acusa o Boavista de “incumprimento contratual”.
16 de fevereiro 2025

A edição deste ano do North Festival, prevista para maio no Porto, foi cancelada devido a “problemas internos relacionados com a autorização de cedência do recinto”, anunciou esta semana a organização. Após cinco edições – quatro realizadas na Alfândega do Porto e uma no Parque de Serralves –, o festival tinha sido anunciado no Estádio do Bessa nos dias 23, 24 e 25 de maio. O cartaz já incluía nomes como Ivete Sangalo, Ornatos Violeta e o espetáculo “Cantar Morangos 20 Anos”. No entanto, a organização revelou, através das redes sociais, que foi “forçada a cancelar o evento por razões alheias à sua vontade, apontando como motivos os problemas internos relacionados com a cedência do recinto e o agendamento do Playoff/Liguilha da I Liga para o mesmo fim de semana, impossibilitando a realização do festival conforme planeado e contratualizado”.
Apesar do cancelamento do festival, os concertos de Ivete Sangalo, Ornatos Violeta e o espetáculo “Cantar Morangos 20 Anos” irão realizar-se, sendo anunciadas brevemente novas datas e locais.
Os bilhetes já adquiridos continuarão válidos para os novos espetáculos. O bilhete diário para o evento custava 55 euros, enquanto o passe geral tinha o valor de 90 euros. Quem desejar poderá solicitar o reembolso, sendo que a organização divulgará em breve os detalhes do processo nos canais oficiais do festival.
Jorge Veloso, promotor do festival e representante da Vibes & Beats, classificou ao Jornal de Noticias a situação como “um balde de água gelada”, responsabilizando o Boavista pelo cancelamento. Segundo Veloso, existia um contrato assinado com o clube, no qual foi acordado o pagamento de “115 mil euros pelo uso do Estádio do Bessa, tendo já sido efetuado um primeiro pagamento de 20 mil euros”. O promotor acusa ainda o Boavista de “incumprimento contratual e considera a situação “um episódio lamentável e de grande irresponsabilidade” por parte do clube. A organização do North Festival pretende exigir uma indemnização por danos de imagem e pelo trabalho de vários meses, que envolveu dezenas de pessoas e contratos com bandas, podendo o valor da indemnização atingir um milhão de euros, segundo Jorge Veloso.
Até ao momento, o Boavista ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.