Notícias
Encontro que trata da literatura infantil acontece em Esmoriz entre 25 e 30 de abril
Uma iniciativa em que as crianças dispensam estar em bicos pés. Literatura infantil acontece em Esmoriz entre 25 e 30 de abril.
15 de abril 2025

Os escritores e leitores não se medem aos palmos! Foi a pensar nisso mesmo e tendo em vista a presente edição, com número redondo, dos Gigantes Invisíveis, iniciativa que de há dez anos a esta parte (descontando os anos do ‘calendário vírico’) tem vindo a animar o Parque Ambiental do Buçaquinho, em Esmoriz/Cortegaça, no concelho de Ovar, a organização se esmerou para ‘agigantar’ em matéria de conhecimento os Mais Novos Leitores.
Assim, uso da leitura, do conto, da ilustração, das performances e do teatro, das oficinas, além da música e das conversas com os autores, tudo isso em comunhão com a natureza que abraça o local, espera-se que a simbiose resulte em mais ‘uma pequena’ contribuição para que o crescimento dos destinatários da iniciativa possa ser mais saudável, divertido e responsável.
O(s) Gigantes Invisíveis – 10º Encontro Literário Para Os Mais Novos Leitores é em si mesmo a prova cabal desse crescimento referenciado: “a criança” tem agora dez anos de idade, mas vai continuar a brincar e a aprender no mesmo local, o Parque Ambiental do Buçaquinho – PAB perfaz 12 anos de existência no 25 de abril vindouro. É um desígnio nesta data icônica para o país e para a região de Ovar que o PAB continue sendo um espaço de “reforço da conexão entre a população local e a natureza, promovendo o lazer e a educação patrimonial”. Crianças e famílias encontrarão nesse habitat em ambiente natural dos Gigantes Invisíveis um cardápio diversificado de atividades para realizarem juntas, todas em regime de acesso gratuito.
Nos dias 25, 26 e 27 de abril o programa é aberto e destina-se às crianças e famílias que das mais distintas geografias de Portugal queira aceder às propostas existentes e nos dias 28, 29 e 30 de abril o público-alvo será o escolar. Neste capítulo, as turmas do 4º ano do Agrupamento de Escolas de Ovar serão mobilizadas para uma participação mais ativa no evento.
25 ABRIL SEXTA-FEIRA
DIA DA LIBERDADE
15:00 Abertura CORO JUVENIL DO ORFEÃO DE OVAR + Entidades Oficiais
16:30 LA CORCOLES Mariona Moya Circo e Dança – Espanha / França PRÊMIO FETÉN 2024
17:30 PEDRO SEROMENHO Oficina de Ilustração
SÁBADO, 26 DE ABRIL
15:30 ANA BISCAIA e VANDA ROMÃO Conversa moderada por ANABELA DIAS
16:30 Ciclo Antiprincesas FRIDA KAHLO de CLÁUDIA GAIOLAS
17:30 Oficina de Ilustração com ANA BISCAIA
27 de abril, domingo
15:30 A CASA DA CULTURA DA GUINÉ BISSAU
Conversa com RITA IÉ e KARINA GOMES
Moderado por AMADU DAFÉ
16h30 “Paper Medley” ATRÁS DA PORTA DOS MARIONETES – Espanha
17:30 HERBÁRIO ILUSTRADO com EVANDRO RENAN Brasil
28 • 29 • 30 ABRIL
Escolas do 4ºano do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Ovar
9:30 às 12:30
_ Oficinas PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA-
_ PAPER MEDGE ATRÁS DA PORTA DO BONECO – Espanha
_ BUM! A HISTÓRIA MAIS RÁPIDA DO MUNDO de Fernando Leiras
Foto: DR




Quais são as atividades oferecidas durante o evento no Parque Ambiental do Buçaquinho? Visit us Sistem Informasi Akuntansi