Breves
Esmoriz: Exposição “Natureza em Restauro” abre hoje no Parque Ambiental do Buçaquinho
O Parque Ambiental do Buçaquinho acolhe hoje, no seu Centro de Educação Ambiental, a exposição "Natureza em Restauro: da Sardinha ao Esquilo" – uma mostra de ilustrações realizadas por alunos, que alerta para a importância da recuperação do planeta.
5 de junho 2025

A inauguração terá lugar esta quinta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, às 14h30, e a exposição estará patente até 25 de julho, numa iniciativa promovida pelo Município de Ovar
Composta por 13 ilustrações de alunos do 11º ano do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Júlio Dinis, do Agrupamento de Escolas de Ovar Sul, a proposta visa chamar a atenção para importância de cuidar do planeta, adotando hábitos sustentáveis no seu dia-a-dia.
Nesta iniciativa os alunos foram desafiados a transpor para a tela as suas preocupações ambientais. Sob o tema “Restauro da Natureza / Natureza gera Natureza”, escolheram desenhar duas espécies que tão bem identificam o concelho de Ovar: a sardinha e o esquilo e o resultado é uma exposição repleta de cor, criatividade e com uma mensagem que a ninguém passará indiferente: todos podem contribuir para restaurar a natureza!
“A arte tem uma linguagem muito forte e é um veículo eficaz para passar mensagens importantes e convidar a população à reflexão e sobretudo à transformação”, defende Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, acrescentando que esta ação “para além dos alunos participantes irá, também, impactar todos os que visitarem a exposição”.
O autarca renova, ainda, o compromisso de, “através de variadas iniciativas e dirigidas a públicos diferentes, continuar a trabalhar para consciencializar todos os munícipes para a adoção de hábitos mais sustentáveis no seu dia-a-dia”.
Esta ação insere-se no Programa de Educação Ambiental do Município de Ovar, promovido no âmbito do Programa Bandeira Azul 2025 da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que, tendo como tema deste ano “Restauro da Natureza”, deixa o repto para que todos deem o seu contributo para reverter processos de perda da biodiversidade, que se verificam na atualidade.
Foto: DR/Arquivo