Notícias

Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha avança na desmaterialização e celebra novos protocolos

No Dia Internacional dos Arquivos, celebrado a 9 de junho, o Município de Albergaria-a-Velha homenageou o trabalho essencial do Arquivo Municipal, com o Prefeito António Loureiro a destacar o papel da equipe na preservação da memória coletiva e no fortalecimento da cidadania.

No Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho, o Prefeito de Albergaria-a-Velha, António Loureiro teceu um agradecimento especial à equipe do Arquivo Municipal, cujo trabalho diário “preserva o passado, sustenta o presente e projeta o futuro”: “Os arquivos preservam a História, garantem a transparência e cidadania e organizam o conhecimento; e fazem tudo isso graças a pessoas comprometidas com a memória coletiva.”
Diante de mais de cinco dezenas de convidados, entre eles o Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, José Pimenta Machado, o prefeito apresentou alguns dos resultados mais recentes. Na área de desmaterialização, foram migrados aproximadamente 35 mil registros dos processos de Urbanismo, do papel para o digital, garantindo um atendimento mais rápido às solicitações dos moradores e maior autonomia dos serviços municipais dessa área. Quanto à acessibilidade, no portal do Arquivo Municipal a leitura dos manuscritos das primeiras atas já pode ser feita por todos os interessados, inclusive cegos ou leigos, na medida em que o texto está disponível em formato audível.
Na sessão, foram celebrados cinco protocolos, de doação e depósito, que enriquecem os fundos do Arquivo Municipal. Os irmãos Carlos Jorge, José Luís e Pedro Manuel de Oliveira Martins Pereira cederam, em regime de depósito, o carro e motor Alba, um armário e 130 peças Alba de António Augusto Martins Pereira. Carmelinda Sequeira Dias doou a cartilha de inauguração do Parque de Recreação e Esporte das Fábricas Metalúrgicas Alba. Delfim dos Santos Bismarck Álvares Ferreira entregou em depósito uma coleção factícia iniciada em meados do século XIX por Bento Álvares Ferreira, continuada e ampliada por seus descendentes. Luís Carlos Albuquerque Pinho entregou em depósito espécies documentais com valor arquivístico pertencentes ao historiador António Homem Correia Teles de Albuquerque Pinho. Finalmente, Paulo Rogério de Sá Pinto Marques Almeida doou espécies documentais com valor arquivístico pertencentes à Companhia de Celulose do Caima e do Grupo de Teatro Amador de Valmaior.
Neste Dia Internacional dos Arquivos, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que está desenvolvendo, em parceria com a Prefeitura de Albergaria-a-Velha, o projeto de criação do Museu e Arquivo Histórico de Recursos Hídricos, anunciou que já tem seu repositório histórico disponível online. José Pimenta Machada ressaltou que a APA é a primeira instituição do Ministério do Meio Ambiente a ver aprovada sua adesão à Rede Portuguesa de Arquivos. Com a nova plataforma, em código aberto, o acesso a documentos e conteúdos históricos relacionados à gestão dos recursos hídricos em Portugal é facilitado, reforçando o papel da APA como entidade guardiã desse legado.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close