Notícias

Época balnear arranca com 84 praias com Bandeira Azul no Norte — a região mais premiada do país

A época balnear começa hoje no Norte com 84 praias galardoadas com Bandeira Azul, fazendo da região a mais premiada do país.

Arranca hoje, sábado, a época balnear em 127 praias da região Norte, sendo que 84 exibem a Bandeira Azul — símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias costeiras e fluviais que cumpram um conjunto rigoroso de critérios. A região Norte lidera a nível nacional no número de praias galardoadas.

Das 673 águas balneares identificadas em Portugal para este verão, 127 situam-se no Norte, abrangendo 15 concelhos: Caminha, Viana do Castelo, Braga, Vila Verde, Esposende, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Fafe, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e Espinho.

As praias costeiras continuam a dominar, com 75 galardoadas, às quais se juntam nove praias fluviais distinguidas com a Bandeira Azul.

No topo da lista de concelhos com mais praias premiadas está Vila Nova de Gaia, com 19 zonas balneares distinguidas. Seguem-se Matosinhos (17), Viana do Castelo (11), Póvoa de Varzim (8) e Vila do Conde (5).

Ainda assim, há seis saídas a registar face ao ano passado. Deixaram de ter Bandeira Azul as praias de Árvore (Vila do Conde), Frente Azul, Seca e Silvalde (Espinho), Vila Praia de Âncora (Caminha) e a praia fluvial de Merelim São Paio (Braga). A marina de Vila Nova de Gaia também saiu da lista.

Em sentido inverso, a praia fluvial de Cavadinho, em Braga, é a única nova entrada no Norte este ano.

A época balnear decorre até 14 de setembro, conforme definido na portaria publicada a 30 de Abril no Diário da República. Entre as nove novas águas balneares criadas este ano em Portugal, duas localizam-se no Norte: Rodanho e Foz do Lima, ambas no concelho de Viana do Castelo.

Este ano, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) reforçou a acessibilidade à informação sobre qualidade da água balnear através do portal infoagua.apambiente.pt, permitindo aos veraneantes consultar dados em tempo real.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close