Notícias
Ílhavo: Autarquia investe 9,3 milhões de euros em 72 novos fogos para reforço da resposta habitacional
O Município de Ílhavo investe no reforço da resposta no âmbito da habitação social, com a construção de dois edifícios, de 32 fogos cada um, na Gafanha da Nazaré e outro na Gafanha da Encarnação, e com a reabilitação de um edifício de 8 fogos, também na Gafanha da Nazaré, num total de 72 fogos, com um prazo de execução de 12 meses.
3 de julho 2025

Integradas na Estratégia Local de Habitação, estas intervenções representam um investimento global de 9.359.661,20 euros, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), por via de candidaturas submetidas ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), ao abrigo do Programa 1.º Direito.
A primeira obra iniciada foi a reabilitação de um edifício, adquirido pelo Município de Ílhavo, na Rua Padre Manuel Bernardes, na Gafanha da Nazaré. O edifício está a ser reabilitado para dar lugar a oito fogos habitacionais, totalmente renovados, de forma a garantir as melhores condições em termos de conforto térmico e acústico, e de eficiência energética. Esta empreitada foi adjudicada por 798.165,74 euros.
Também na Gafanha da Nazaré, na zona do Bebedouro, já decorrem os para a construção de um edifício de 32 fogos, seguindo um modelo de construção modular, que permite uma execução mais rápida. A execução desta obra foi adjudicada por 4.474.589,04 euros.
Seguindo o mesmo modelo de construção, também já está em curso a construção de um edifício, igualmente com 32 fogos, na Rua do Carmo, na Gafanha da Encarnação, adjudicado por 4.086.906,42 euros.
Estas duas empreitadas incluem ainda arranjos exteriores, dotando o espaço público circundante de melhores condições e garantindo a correta integração dos edifícios com a envolvente.
Estas empreitadas são cruciais para garantir resposta a uma parte significativa das necessidades identificadas na Estratégia Local de Habitação. A comparticipação através do PRR, permitiu ao Município de Ílhavo ser mais ambicioso na solução a adotar e ultrapassar a grande dificuldade em encontrar respostas no mercado, após um edital em que o Município se disponibilizou para adquirir fogos devolutos e para o qual não houve qualquer manifestação de interesse.
O Município de Ílhavo reforça, assim, o seu compromisso em garantir o acesso a habitação condigna, sustentável e acessível para todos.
Foto: DR