A Guimarães 26 – Capital Verde Europeia e a Tempo Livre promovem, no próximo dia 14 de maio, no Teatro Jordão, a conferência internacional “Sustentabilidade no Desporto – O Desporto como Agente de Mudança”, iniciativa que pretende discutir o papel do desporto na transformação ambiental, social e comunitária.
A sessão de abertura, marcada para as 10h00, contará com a presença do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo.
O programa arranca, às 10h30, com o painel “O desporto como motor de mudança de comportamentos”, que reunirá Susana Curto, diretora executiva da Liga Portugal, José Mendes, diretor-geral da FPF Academy, Ricardo Cayolla, professor da Universidade Portucalense, e Jorge Silvério, provedor da Ética no Desporto do IPDJ.
Ao meio-dia, o especialista internacional Simon Chadwick apresenta a conferência “Do relvado ao planeta: porque o desporto deve liderar a transição verde”, centrada no contributo do setor desportivo para os desafios ligados à sustentabilidade.
Durante a tarde, o painel “Território, Comunidade e Clubes”, agendado para as 14h00, reunirá representantes do Xico Andebol, da Federação Portuguesa de Atletismo, do Surf Clube de Viana e da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Já às 15h15, a discussão será dedicada a “Projetos e boas práticas para o Desenvolvimento Sustentável”, com intervenções da Liga Portugal, da Betclic, do Laboratório da Paisagem, da Tempo Livre e da Emjogo.
O encerramento da conferência ficará a cargo de Alberto Martins, vereador do Ambiente e Ação Climática da Câmara Municipal de Guimarães.
A participação é gratuita, mediante inscrição através de formulário online. A organização refere ainda que a iniciativa é certificada pelo IPDJ, atribuindo uma unidade de crédito para efeitos de renovação do Título Profissional de Treinador de Desporto.
Integrada na programação da Guimarães 26 – Capital Verde Europeia, a conferência pretende reforçar o papel do desporto enquanto plataforma de sensibilização e participação cívica, associada à promoção de estilos de vida mais sustentáveis e comunidades mais resilientes.