Cultura

Festival Literário de Ovar com 12 palcos e mais de 50 iniciativas

Ovar vai transformar-se numa verdadeira biblioteca viva. De 13 a 17 de setembro está de regresso o FLO, promovido pela Câmara Municipal de Ovar. Da biblioteca ao jardim, do museu ao parque, do Centro de Arte, à praça… esta que é já a nona edição do Festival Literário de Ovar e vai ter um total de 12 palcos espalhados por toda a cidade e mais de 50 iniciativas. Próximo, descentralizado e com uma programação diversificada, o FLO convida os leitores (ovarenses e visitantes) para uma viagem por palavras e histórias.

No FLO celebram-se as palavras, mas os números também têm muito a dizer. 68 escritores/autores, nove mesas de conversas, seis oficinas, oito concertos/ performances, quatro exposições e 13 apresentações de livros. Com uma programação eclética que lhe confere uma assinatura própria, ano após ano, o Festival Literário de Ovar tem conseguido crescer e atrair novos públicos e é já uma referência no panorama literário nacional.

A promoção da literatura e da literacia, promovendo o contacto entre escritores e leitores e divulgando autores e projetos emergentes, continua a ser a missão deste projeto. A sessão de abertura está marcada para o dia 13 de setembro, às 21h00, no Centro de Arte de Ovar.

José Luiz Tavares, Carlos Tê, Jaime Rocha, Luís Filipe Sarmento, Maria João Viegas, Vicente Alves do Ó são só alguns dos autores que vão passar pelo FLO em 2023, que vai já na sua 9ª edição e cuja programação dos conteúdos literários é mais uma vez da responsabilidade do professor e escritor ovarense Carlos Nuno Granja. Destaque para a apresentação do livro “O Amor e a Guerra Colonial – Escreve-me cartas bonitas” de Armando França e Celina França que terá lugar no Centro de Arte de Ovar, dia 17 de setembro, às 15h30.

Palavra puxa palavra… são as frases de autores excecionais, tais como Natália Correia, Urbano Tavares Rodrigues, Eugénio de Andrade, Manuel António Pina ou Eduardo Lourenço, que vão ser o mote para conversas informais e apaixonantes entre convidados e público, outro dos elementos diferenciadores da iniciativa.

O envolvimento ativo dos participantes é uma das premissas do Festival, com propostas para todos os gostos e idades. Destaque para uma forte aposta em atividades para crianças e famílias, com diferentes sugestões de mediação de leitura, tais como sessões de conto, oficinas, ilustração e apresentação de livros infantis e juvenis.

Palavras cantadas prometem serões de celebração

Com o propósito de tornar o FLO cada vez mais abrangente e plural, a Câmara Municipal de Ovar promove uma programação que convida a transformar as palavras em melodia. Logo no dia 14 de setembro, às 22h30, Maze & Francesco Valente atuam na Escola de Artes e Ofícios. O espetáculo musical junta a “spoken word” e a poesia urbana à magia do jazz.

No dia seguinte, a 15 de setembro, às 22h30, também na Escola de Artes e Ofícios, Júlio Resende ao piano e Júlio Machado Vaz, enquanto dizedor, partilham o palco para apresentar Poesia Homónima. O ponto de partida são poemas de Eugénio de Andrade e Gonçalo M. Tavares, mas a viagem promete ir mais longe e o público é convidado a embarcar.

Já os Lisbon Poetry Orchestra vêm a Ovar apresentar o projeto “Os Surrealistas”, uma viagem pelos poemas de Mário Cesariny, Alexandre O’Neill e muitos outros, com a alegria e a força contagiante que os caracteriza. O espetáculo está marcado para o Centro de Arte de Ovar, no dia 16 de setembro, às 22h30.

O Festival Literário de Ovar promete fechar com chave de ouro com a performance “Poésis, ou a palavra criadora”, do Grupo Vocal Canto Décimo. O encerramento está marcado para dia 17 de setembro, às 18h00, no Centro de Arte de Ovar.

Os 50 anos da Obra de Emerenciano em destaque no FLO

Promover a identidade e valorizar os agentes locais continua a ser uma marca do Festival Literário de Ovar.  A obra do artista-plástico ovarense Emerenciano estará em destaque, com a exposição “Querer Dizer – Emerenciano, 50 Anos entre a Pintura e a Escrita – 1973/74 a 2023/2024” que ficará patente na Galeria do Centro de Arte de Ovar. A inauguração está marcada para o dia 13 de setembro, quarta feira, às 18h30. No mesmo dia, a partir das 21h00, destaque, ainda, para uma conversa sobre a obra Emerenciano, com a participação de Fernando Aguiar e Paulo Samuel, no Centro de Arte de Ovar. O artista, de dimensão nacional e internacional, protagonizou e integrou dezenas de exposições em inúmeros países e a sua obra é marcada pela aproximação da pintura à escrita. O artista tem uma forte ligação a Ovar, tendo produzido painéis de azulejos para o Posto de Turismo e para a Praia do Furadouro.

No âmbito do Festival Literário de Ovar irão, ainda, decorrer as Jornadas Literárias | Formação Creditada para Professores/as, nos dias 14 e 15 de setembro. Com a coordenação de Carlos Nuno Granja e José Saro terão como formadores Mariana Rio, Joana Rita Sousa, Rita Basílio e Bruno Batista. A inscrição é obrigatória e limitada ao número de vagas.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ 24 = 31

Close