Videos

Fisiovida

Samuel Ferreira, fisioterapeuta com especialização na área da Reeducação Postural (RPG), dá conta da importância desta terapia, que há muito dá respostas convincentes aos problemas de saúde que se prendem com a postura corporal.

O peso das mochilas pode ser um factor que contribui para o desvio da coluna vertebral nos jovens. Contudo, quando se fala num indivíduo jovem, “pressupõe-se que este já tenha 18 anos ou mais”. O mais grave é sujeitar “as crianças e adolescentes ao peso excessivo das mochilas, uma vez que nestas faixas etárias estes grupos estão ainda em fase de crescimento, pelo que o esforço diário de carregar uma mochila pesada traz consigo, logicamente, consequências ainda mais nefastas”.

Para o fisioterapeuta não é somente o peso das mochilas, mas são também os hábitos de vida diária que todos nós assumimos. “Se recuarmos algumas décadas, facilmente nos lembramos de como era a vida das crianças e adolescentes daquela altura. A maioria das crianças tinha um estilo de vida activo, o que propiciava um uso correcto das articulações e músculos do seu corpo”. Hoje em dia, quer crianças, adolescentes, jovens e mesmo adultos “passam a maior parte do dia sentados, em posições nas quais a coluna permanece completamente inactiva.

Em Portugal, existem apenas 150 fisioterapeutas com formação em RPG.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close