GaleriaNotícias

Secretário de Estado visita aulas de mandarim

O secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, visita hoje uma das escolas de S. João da Madeira onde, desde o final de janeiro, se ensina mandarim a todos os alunos do 3.º ano de escolaridade.
Será o primeiro contacto de um governante com esta experiência inovadora que desde há um mês decorre no município presidido por Castro Almeida: a introdução da disciplina de mandarim em todas as escolas de ensino básico do concelho. A partir do ano letivo 2013/2014, para além dos alunos do 3º ano, todos os do 4º ano irão frequentar um segundo ano de estudo da mesma língua.
O Ministério da Educação autorizou a realização desta experiência que será acompanhada e avaliada pelos responsáveis do ministério no final do ano letivo.
Os custos associados ao ensino do mandarim agora em curso são suportados pelo Município de S. João da Madeira.
A coordenação científica e pedagógica está a cargo da Universidade de Aveiro, através do seu Departamento de Línguas e Culturas. É também a Universidade de Aveiro que seleciona os professores.
A partir do 5º ano qualquer aluno poderá prosseguir os seus estudos em mandarim no Instituto de Línguas de S. João da Madeira, comparticipando a autarquia os respetivos custos.
Quando em Outubro decidiu avançar para este projeto a Câmara manifestou a intenção de solicitar ao Ministério da Educação autorização para que num estabelecimento de ensino público da cidade possam vir a funcionar turmas bilingues português-mandarim até ao 12º ano.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close