GaleriaNotícias

SANTA MARIA DA FEIRA – CAPITAL DA HIPERTENSÃO 2013

No próximo dia 17 de Maio, assinala-se o Dia Mundial da Hipertensão (DMH) e a cidade escolhida para acolher as atividades da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) é Santa Maria da Feira.
O tema das comemorações deste ano têm como objetivo sensibilizar a população para o consumo excessivo de sal e as implicações para a hipertensão. Este alerta sempre foi uma prioridade da SPH, agora reforçada pelo recente estudo que revelou que os portugueses consomem 10,7 gramas de sal por dia, ou seja, 5,2g a mais do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde.
Estes dados do estudo “PHYSA – Portuguese Hypertension and Salt Study” realizado pela Sociedade em conjunto com a Universidade Fernando Pessoa, preocupam os especialistas, pois há uma conhecida relação entre o consumo de sal e o aumento da hipertensão e, consequentemente, às comorbilidades associadas, à mortalidade por AVC e doença cardíaca. Por outro lado, há provas que a redução do consumo de sal diminui proporcionalmente a mortalidade por AVC.

Depois de Évora e Peniche, em 2013 a cidade elegida pela Sociedade para representar a Capital da Hipertensão é Santa Maria da Feira.
Esta cidade do norte do País vai acolher as várias iniciativas realizadas no âmbito da efeméride que pretendem sensibilizar a população para a prevenção Hipertensão, que apresenta ainda uma grande a prevalência em Portugal, e para uma das grandes causas da doença, o consumo de sal.
A pensar nas crianças, os especialistas da Sociedade vão também realizar sessões sobre a “Hipertensão Arterial e Estilos de Vida” seguidas de show-cookings com o objetivo de ensinar a cozinhar com sabor mas de uma forma saudável, onde serão as próprias crianças a confecionar a refeição com a ajuda de um conhecido chef e com o apoio da cadeia de supermercados Continente. Mais uma vez o foco será a temática da alimentação saudável sem sal, substituindo-o por outros condimentos saudáveis e igualmente apuradores do gosto dos alimentos.
“A Sociedade acredita que as crianças são a forma de levar os bons hábitos de alimentação para dentro das casas dos portugueses. As pessoas estão sensibilizadas para as desvantagens do sal, mas não estão suficientemente motivadas para alterar comportamentos e é precisamente com este objetivo que juntamos os nossos esforços”, explica o Dr. Fernando Pinto, Presidente da SPH.
O Rossio de Santa Maria da Feira será o palco de rastreios bem como de sessões de esclarecimentos de modos de vida saudável e divulgação de cuidados de saúde, que têm início às 09h30 até às 17h30.
Durante a manhã irá também decorrer uma sessão de autógrafos com os jogadores do Clube Desportivo Feirense que estarão presentes nas atividades. As comemorações terminam por volta das 17h30.

Parceria SPH-AIPAN

A AIPAN (Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte) volta a juntar-se às comemorações do Dia Mundial da Hipertensão, através da distribuição de Pãovida – um pão com pouco sal, pobre em gordura, constituído por cereais integrais e rico em fibras, ideal para uma vida activa e saudável, que foi lançado em 2008 para assinalar a mesma efeméride.
Além de Santa Maria da Feira, a AIPAN associa-se também às comemorações do Dia Mundial da Hipertensão em 15 municípios do Norte do país (Braga, Bragança, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Lousada, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Porto, Trofa, Valongo, Vila Nova de Famalicão e Vila Nova de Gaia). Os industriais de panificação vão oferecer mais de 200 000 pães à população, realizando rastreios da tensão arterial nas próprias padarias, junto de Centros de Saúde, Hospitais e escolas.

Parceria SPH-APN
Para reforçar a mensagem deste ano, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão fechou uma parceria com a Associação Portuguesa de Nutricionistas para, com a ajuda de especialistas, sensibilizar para a redução do uso do sal na confeção dos alimentos assim como educar a população para a utilização de outros condimentos em substituição do sal que dão igual sabor, como por exemplo, as ervas e as especiarias.

Foto: Ricardo Duarte / clicRBS

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close