Notícias

Aldeia do Carnaval” é inaugurada sábado em Ovar

Os 24 grupos carnavalescos de Ovar passam sábado a contar com melhores condições de trabalho graças à inauguração da Aldeia do Carnaval, o parque de 10.000 metros quadrados com áreas comuns e sedes individuais para cada coletividade.
O projeto materializa uma das principais aspirações do município e ficou concluído nos 12 meses inicialmente previstos, mediante um investimento na ordem de 1,7 milhões de euros, comparticipados em 800.000 por fundos comunitários.
Manuel Alves de Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Ovar, declarou à Lusa que o novo equipamento da cidade irá, em primeiro lugar, proporcionar aos diversos grupos carnavalescos e escolas de samba “melhores condições físicas e materiais para valorizarem um trabalho que é uma referência do concelho e representa uma tradição que já remonta a 1952”.

Em segundo lugar, o autarca defende que a Aldeia do Carnaval constitui também “um desafio para o futuro”, na medida em que “a tradição também obriga a inovar e este novo equipamento pretende afirmar-se como um estímulo ao empreendedorismo” no contexto do Entrudo.
“Queremos melhorar a organização do Carnaval, aumentar a eficiência dos grupos na concretização das suas propostas e aprofundar esta tradição de acordo com novos desafios”, realça Manuel Alves de Oliveira. “Este será, portanto, um dos principais pólos de desenvolvimento da nossa rede de indústrias criativas”.
No sábado, a cerimónia de inauguração da Aldeia do Carnaval, na zona industrial de Ovar, incluirá a assinatura dos protocolos de comodato com cada um dos 20 grupos carnavalescos vareiros e das quatro escolas de samba do concelho.
O objetivo é que essas coletividades passem a dispor nesse local das condições necessárias ao trabalho que desenvolvem ao longo de todo ano e que, até aqui, se verificava na maioria das vezes em espaços exíguos – ou então ao ar livre, sob condições climatéricas adversas, quando a dimensão dos carros alegóricos a isso obrigava.
Além desses 24 armazéns para os grupos e escolas de samba de Ovar, o novo parque integra ainda três armazéns para acomodar carros alegóricos e outro material de grande porte, e duas oficinas vocacionadas para formação em carpintaria, serralharia, costura e outras áreas de interesse para o exercício da folia carnavalesca.
Os espaços de maior visibilidade para o público em geral serão, contudo, os exteriores: uma alameda com 1200 metros para desfiles dentro da Aldeia, uma praça central com mais de 1000 metros quadrados para realização de paradas e um palco que, vocacionado para espetáculos, terá a sua estreia já este sábado, com um concerto pelos The Gift.

AYC
Lusa/Fim

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close