Há mais de vinte anos que percorrem os cinco continentes. Os britânicos Stomp continuam a surpreender os fãs sempre com novos objectos que vão incluindo no seu espectáculo. Nesta passagem por Portugal não vai ser diferente. Em palco tudo é permitido para fazer sons e ritmos.
Considerados uns dos melhores grupos de percussão de sempre os STOMP regressam a Portugal em Abril para a realização de uma série de espectáculos. De passagem pelo Norte nos dias 2 e 3 no CAE da Figueira da Foz, 5 e 6 no Coliseu do Porto – sendo que a 5 vão realizar duas sessões, às 16h30 e às 21h30.
Inspirada no teatro de rua, esta companhia, que se tornou um fenómeno global, tem provado ao longo dos anos que é possível criar ritmos a partir de qualquer coisa mesmo sendo banal. Vassouras, sacos plásticos ou de papel, baldes, bidões, isqueiros, fósforos, areia, pias da louça, cadeiras, latas, garrafas de água, esfregonas, câmaras-de-ar, tubos, cadeiras. A tudo isto juntam coreografias que por vezes fazem lembrar danças tribais, transportando a imaginação de quem assiste ao espectáculo para as lutas de gangues, sempre muito intensos com vários gestos, atitudes e olhares.
Recorde-se que 2012 os STOMP participaram na Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres
Quem assiste aos espectáculos não fica indiferente. Ou de muito aplaudir, de patear, saltar, ou simplesmente observar com muita atenção a velocidade a que os artistas tocavam os instrumentos, entre piruetas e saltos, isto sem parar durante uma boa hora e meia.