Notícias

Organistas nacionais e internacionais no Ciclo de Órgão de Tubos

São oriundos de Itália, Holanda e Portugal; são seis organistas de renome nacional e internacional que se apresentam no V Ciclo de Órgãos de Tubos de Santa Maria da Feira. De 5 de novembro a 10 de dezembro, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira apresenta seis concertos que preenchem as tardes de domingo e que exaltam a diversidade e o encantamento dos órgãos de tubos instalados em seis igrejas do território: Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira, Igreja Paroquial de Sanguedo, Igreja Matriz de Santa Maria da Feira, Igreja Paroquial de Nogueira da Regedoura, Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas e Igreja Paroquial de Mosteirô.

É na Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira que arranca esta edição, no dia 5 de novembro, às 16h00, com o organista André Bandeira, diretor artístico de um dos mais relevantes festivais de música erudita em Portugal e organista titular na Igreja de Cedofeita, no Porto. O programa musical vai soar do Órgão Bruggenan-Baert, um instrumento de caraterísticas barrocas, o primeiro órgão pensado, desenhado e construído de raiz em Santa Maria da Feira.

Pela primeira vez em Portugal, o jovem organista italiano Giovanni Petrone é o protagonista do concerto do dia 12 de novembro, às 16h00, na Igreja Paroquial de Sanguedo. Com a mestria acumulada pelas suas inúmeras atuações na Áustria, Suíça, França, Eslováquia e em várias cidades italianas, Giovanni Petrone tocará grandes obras musicais no Órgão Sauer, construído em 1996 pelo alemão Sauer.

Para a Igreja Matriz de Santa Maria da Feira está marcado o concerto do dia 19 de novembro, às 16h00, com o organista português Daniel Oliveira. J.S. Bach, Carlos Seixas, Frei José da Madre de Deus, Dietrich Buxtehude, Léon Boellmann, Johann C. F. Fischer, Johann Pachelbel, Beno Majer e Marcos Portugal, grandes compositores que serão tocados no Órgão Walcker, instrumento da grande firma alemã C. F. Walcker. Construído em 1896 tem uma sonoridade muito romântica que, no entanto, permite a interpretação de um reportório mais antigo.

São irmãos, vêm da Holanda e é a primeira vez que tocam juntos em Portugal. Os Irmãos Van Twiller – Willem, organista, e Henk, saxofonista – apresentam-se na Igreja Paroquial de Nogueira da Regedoura, no dia 26 de novembro, às 16h00. Neste concerto, o Órgão Walcker, concebido em 1962 e inaugurado nesta igreja em 2010, junta-se ao saxofone numa formação pouco ou nada usual em Portugal (órgão e saxofone).

O titular do órgão português mais antigo, instalado na Catedral de Évora, Rafael Reis será o organista do concerto marcado para o dia 3 de dezembro, às 16h00, na Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas. Com a mestria de Rafael Reis no toque do Órgão Caivallé Coll, proveniente da Oficina de Cavaillé-Coll de Paris, um dos organeiros mais famosos na Europa do século XIX, serão ecoadas grandes obras musicais.

A encerrar o V Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira, no dia 10 de dezembro, às 16h00, na Igreja Paroquial de Mosteirô, um duelo entre instrumentos de aço devido ao vigor das sonoridades do órgão versus metais. O feirense Rui Soares, organista e cravista, diretor artístico deste programa cultural, assume o seu lugar no imponente Órgão Eisenberth. Neste concerto com muita potência sonora preenchido também com algumas peças natalícias, juntam-se os músicos Manuel Azevedo e João Milheiro, no Trompete, Marco Maia, na Trompa, e Alcides Paiva, no Trombone.

O V Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira apresenta, assim, uma programação ímpar de afirmação da intemporalidade deste instrumento na música que, em tempos, cumpria apenas a função de animação litúrgica e que hoje se assume como uma verdadeira obra de arte com sonoridades únicas. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira conduz o público numa viagem pelo património cultural e religioso ao som dos diferentes órgãos de tubos instalados no concelho.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close