Notícias

Cortejo da Romaria d’Agonia deu “lição de história” na presença do Ministro da Cultura

A Romaria acontece até dia 20 de agosto

O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, assistiu este sábado, pela segunda vez, ao Cortejo Histórico-Etnográfico da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia e elogiou “os maravilhosos trajes de Viana”, que considerou serem “um património extraordinário”.
O governante assegurou que este foi um quadro “denso” e “cheio de história”, destacando a participação de “milhares e milhares de pessoas” neste momento, numa “grande festa da alegria e da juventude”.
Também a Presidente da Vianafestas, Maria José Guerreiro, realçou a participação de mais de 3.000 pessoas, contando com uma duração superior a duas horas. “Este ano, se tivéssemos alargado o prazo, possivelmente teríamos muitas mais pessoas. Percebemos que muita mais gente se queria inscrever, quer na Mordomia, quer no Cortejo”, explicou, revelando também que a Vianafestas esgotou os mais de 5.000 bilhetes que tinha disponíveis para assistir ao Cortejo nas bancadas.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, referiu ter assistido ao Cortejo “com muita alegria e entusiasmo”, já que este é um momento “magnífico” da rainha das romarias, marcado por “uma grande participação das pessoas”. “Cada vez mais os vianenses participam nas suas festas e este foi um grande momento para mostrarmos a quem nos visita que esta é a maior romaria de Portugal”, assegurou, avançando com a estimativa de 1 milhão de visitantes ao longo dos quatro dias de festa.
Frisou a “lição de história” que foi a presença de várias representações da Ponte Eiffel no Cortejo, realçando ainda a participação “brilhante” da Ribeira nos quadros dedicados aos 50 anos da Procissão ao Mar.
A Romaria d’Agonia acontece até dia 20 de agosto, data em que se assinala o Dia da Padroeira, a Senhora da Agonia. Na segunda-feira,  a partir das 14h30, realiza-se a  Solene Celebração Eucarística, seguida de Procissão ao Mar.

Foto: Rui Carvalho | Somos Todos Romaria

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close