País
Nelson Évora sagra-se campeão da Europa
O atleta português sagrou-se campeão europeu de triplo salto, no Campeonato Europeu de Atletismo de Pista Coberta, este sábado, em Praga (República Checa), com a marca de 17,21 metros.
Após um longo período de lesões, operações e recuperação, Nelson Évora está de volta. Prova disso é a conquista da medalha de ouro no Campeonato da Europa de pista coberta.
O campeão mundial de 2007 e olímpico em 2008 cumpriu a promessa deixada nos recentes campeonatos nacionais de clubes, em Pombal, quando regressou à casa dos 17m na sua disciplina, ao atingir 17,19m e passar a ser o melhor europeu do ano.
Depois de anos de lesão, diz que “é um momento espectacular. Depois de tantos anos de lesões é um exemplo para todos os que não acreditavam que era possível. Não podia ter feito melhor, estou fisicamente bem e não tenho dores”, assinalou o português, apontando agora ao futuro: “Vamos passo a passo, preparar o que está mais perto. Agora os meetings, depois o Campeonato do Mundo e só depois os Jogos [Olímpicos] “.
“Foi forte a emoção e tive mesmo que me conter para não chorar”, confessou o atleta, acrescentando: “Mas foi bonito. Esta medalha tem um valor emocional um pouco diferente das outras. Foi como que um reviver de antigas emoções. Foi o resultado de todos estes anos de trabalho árduo de recuperação.”
Esta medalha de ouro, além de ser a 20.ª de Portugal no Europeu de pista coberta, colmata uma lacuna na carreira do atleta do Benfica, aos quase 31 anos de idade, já que não havia conseguido ainda um título em campeonatos europeus, fossem eles ar livre ou indoor. E, mais do que isso, confirma o relançamento da sua carreira para um ciclo que culminará com os Jogos Olímpicos de 2016.