Notícias

Palco da “RTP COMÉDIA” de regresso ao MEO Marés Vivas

 

O Palco RTP COMÉDIA, palco da RTP, televisão oficial do MEO Marés Vivas, está de regresso ao Cabedelo com um cartaz incrível que promete, pelo terceiro ano consecutivo, deixar o público a rir. Eduardo Madeira, Ana Bola e Francisco Menezes, são alguns dos nomes que irão subir ao Palco RTP COMÉDIA no MEO Marés Vivas a 14, 15 e 16 de Julho.

E no primeiro dia do festival MEO Marés Vivas, sobe ao Palco RTP COMÉDIA – EDUARDO MADEIRA, humorista, actor e argumentista, nasceu em Bissau em 1972. Pioneiro da Stand Up Comedy, começou a carreira como argumentista nas Produções Fictícias. Fez teatro e participou em projectos como “Os Contemporâneos” (RTP), “Clube de Comédia” (UAU), “O Paradoxo da Tangência” (CanalQ) e do multi-premiado “Estado de Graça” (RTP), actor e autor de “Anticrise” (RTP), nomeado, em 2012, para melhor Programa (TV7Dias). O humorista foi também nomeado na categoria de Melhor Actor/Humorista. Em 2014, estreia a peça “Tiro e Queda” e desde 2015 está na RTP com “Donos Disto Tudo”.

No mesmo dia e não menos importante é a vez de Joel Ricardo Santos – inicia-se como humorista em 1986, visto que fez rir o pai, quando nasceu. Músico desde os 6 anos, Joel Ricardo Santos, faz o seu primeiro espectáculo de comédia em Janeiro de 2011. Desde então, e com quase seis centenas de espectáculos, tem vindo a marcar a comédia nacional com a energia e entrega que o caracterizam. Com muitas participações em Rádio e Televisão, Joel Ricardo Santos proporciona um espectáculo completo, que vai desde o Stand-Up Comedy até à música, passando pelas tradicionais anedotas.

E a noite do dia 14 de Julho não termina aqui, também Ricardo Couto sobe ao Palco RTP COMÉDIA: nasceu em Gondomar e isso, por si só, é suficientemente triste. Licenciado em Jornalismo e mestre em Cinema desenvolveu, desde cedo, uma aptidão para os recibos verdes. Contudo, a comédia sempre foi motivo maior de uma vida tão miserável. Estreou-se, em 2016, no Palco Comédia do NOS Alive e conta, desde então, com quase meia centena de atuações. É membro residente do Clérigos Comedy Club. Em 2017, integrou a Academia RTP.

O Fábio Pascoal também tem direito a fazer rir – nasceu em Valbom, Gondomar no ano de 1993. Aos 18 anos sai pela primeira vez de Valbom para estudar na Faculdade de Engenharia do Porto. Completa o mestrado em Engenharia Electrotécnica, atividade que exerce desde o ano passado. Porque este quadro de estabilidade e perspectiva de futuro não é consonante com a terra donde provem, decidiu responder a desejos reprimidos de infância e fazer comédia. Decidiu também que esse novo projeto iria passar por tentar fazer rir pessoas alcoolizadas com a idade dos seus pais em bares. Actividade que desempenha, com rejúbilo, desde Fevereiro de 2017.

Dia 15 de Julho o Palco RTP COMÉDIA recebe a aclamada ANA BOLA – “Sem Filtro”, um monólogo. Uma actriz, Ana Bola. Com 40 de profissão, fez teatro, fez televisão, foi autora de séries de sucesso, apresentadora de programas, jurada de concursos, etc… Aos 62 anos de idade vê-se confrontada com falta de trabalho, apesar de continuar no activo, em forma e acarinhada pelo público. Apresenta propostas, tem reuniões com as direcções de programas, mas não consegue ver nada aprovado. Restam-lhe os castings de um programa de talentos. É-lhe pedido que faça desde dança a culinária, passando por ballet clássico ou até por números de circo. Ainda que de uma forma ligeira e bem-disposta, o espectáculo procura uma crítica directa e sem papas na língua a uma realidade gritante: a total falta de respeito pela arte, pelos artistas e pelo trabalho sério, que é substituído por atentados ao talento e à experiência. O que resulta na ascensão a vedeta da total ausência de talento. Este monólogo chama os bois pelos nomes. Sem filtros. Sem medos!

E no mesmo dia Pedro Neves – Pedro Neves é natural de S. João da Madeira, nasceu com uma maneira esquisita de falar e com uma enorme apetência para a estupidez. Como nunca foi bonito, restou-lhe apenas ter piada… e saber tocar guitarra. Ficou conhecido pelas suas efusivas participações no extinto programa televisivo “Levanta-te e Ri” da SIC. Apresenta-se regularmente em diversas actuações pelo país, acompanhado da sua irrequieta viola (a Jurema), fazendo rir com o seu humor de requinte lírico. Foi apresentador no programa de televisão “Boa Vida” no Porto Canal. Participou, igualmente, em programas televisivos tais como: Tudo Sobre (RTP), Sempre em Pé (RTP), Sempre A(b)Rir (MVM), Bolhão Rouge (Porto Canal), O Último a Rir (TVI) e apresentou dezenas de festivais de Tunas Académicas por Portugal fora.
E o RTP COMÉDIA não para de nos surpreender, Joana Santos é o nome que se segue no dia 15 de Julho – tem 25 anos e apesar de ser médica acredita que rir é mesmo o melhor remédio. Gosta de se definir como “uma gaja que faz humor mas que não faz humor de gaja”. Divagando entre a crise dos refugiados e o problema ainda mais dramático da falta de mamas, Joana Santos tenta fazer rir homens, mulheres e indecisos. Dizem as más-línguas que, para já, tem conseguido.
E por fim Pedro Mata, é um belo rapaz de Vila Nova de Gaia, tremendamente engraçado e também muito humilde. A sua viagem para o mundo da comédia começou em Jam Sessions onde introduzia os músicos e ninguém do público prestava atenção, desde aí que a reação não melhorou. A partir daí teve a honra de atuar não só com muitos dos novos talentos da comédia portuguesa, mas também grandes nomes como Rui Xará, João Seabra e Rui Cruz. Ah, e está a estudar Medicina Dentária, por isso… tenham pena dele.

Palco RTP COMÉDIA, dia 16 de Julho – FRANCISCO MENEZES presença assídua no programa ‘Praça’ (RTP1), traz o seu humor para a estrada. Disparates, imitações, música, tudo faz sentido, quando se fala de Portugal e dos Portugueses. Sozinho em palco, Francisco Menezes faz humor acerca de Portugal e dos Portugueses. Actualidades, figuras públicas, hábitos e maneirismos dos Portugueses, a música Portuguesa, a comunicação social (etc., etc.) são vistos por um ponto de vista cómico. Tudo isto é ilustrado com vários momentos musicais, interpretações de temas imortais dos artistas mais conhecidos, músicas tradicionais Portuguesas, hits internacionais que fazem parte de um imaginário colectivo, apropriados pelo humorista.

O Palco RTP COMÉDIA tem espaço ainda para receber João Seabra, actor, guionista e comediante de Stand Up Comedy, que foi revelado pelo programa “Levanta-te e Ri” da SIC, no ano de 2003. Participou em 44 emissões e ganhou fama a sua frase de entrada “Eu bim de Braga…”. Apresentou no Porto Canal os programas “Por Um Canudo”, “Romarias”, “Humor Cão” e “Bolhão Rouge”. Artista prolifero participa em inúmeros projectos humorísticos e com múltiplas actuações pelo país e pelo estrangeiro a solo ou em colectivos. Teve destaque no programa “Got Talent” da RTP com os seus bonecos ventríloquos.

E para terminar, o Palco RTP COMÉDIA recebe ainda Bruno Henriques e Sérgio Duarte: Indivíduo que dá a cara ao projeto coletivo da personagem Jovem Conservador de Direita e co-autor do livro humorístico “A Era do Doutor”. É ainda co-autor da rubrica do Jovem Conservador de Direita no programa “Inferno” do Canal Q. Estudou economia, desistiu no 3.º ano e licenciou-se em História. Porque é inteligente. Gosta de stand up. Gosta de pessoas que gostam de stand up. Gosta de pessoas que gostam do seu stand up. Gosta de dizer gosta. São muitos gostos. Oito gostos. Não são assim tantos. Não é adolescente, mas não descura a insegurança. E os gostos. Não gosta da bolsa de valores. Não usa emojis nas redes sociais. Só gosta.

Sérgio Duarte é também um dos autores da personagem satírica Jovem Conservador de Direita e co-autor do livro humorístico “A Era do Doutor”, um manual de auto-ajuda político para a vida em geral. É ainda co-autor da rubrica do Jovem Conservador de Direita no programa “Inferno” do Canal Q, onde interpreta regularmente a personagem do Estagiário. A sua enorme paixão por stand up comedy é suficientemente grande para ultrapassar o seu também enorme pavor de falar em público. E esse é só um dos pontos de interesse da sua actuação.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close