A Câmara Municipal do Porto vai lançar uma publicação em papel, depois do executivo de Rui Moreira tem suspendido a publicação da antiga revista “Sempre”, que no anterior mandato era distribuída em todas as habitações da cidade trimestralmente.
A nova publicação terá o formato de jornal, sendo também de distribuição gratuita e universal em toda a cidade, mas reduz substancialmente os custos de impressão.
Com o título “Porto.”, o novo jornal começará a ser distribuído em maio, devendo ter três a quatro edições por ano.
Novidade nesta publicação é a inclusão de uma secção de opinião, aberta a todos os partidos representados na Assembleia Municipal do Porto.
Em 2014, a Câmara Municipal não editou qualquer publicação em papel para concentrar recursos no lançamento da nova marca “Porto.” e na criação de novos sites e plataformas de comunicação digital. Contudo, o estudo lavado a cabo pelo Gabinete de Comunicação da autarquia apurou que existe ainda uma faixa de população que não tem acesso a informação municipal por essa via, concluindo ainda que a distribuição em papel de uma publicação pode ajudar a potenciar os meios digitais.
O Gabinete de Comunicação e Promoção da Câmara garante que a publicação, que não será aberta a publicidade nas suas páginas, não colide, não substitui, nem concorre com a imprensa formal e comercial existente e que essa foi uma preocupação do estudo que levou à conceção editorial do jornal.
Por outro lado, há a orientação para não transformar o jornal em algo confundível com um órgão de propaganda política do executivo, ficando garantido o pluralismo de opiniões e a transversalidade dos temas, independentemente do interesse político de qualquer grupo representado na Câmara.
Os temas abordados serão, por isso, escolhidos em função do seu interesse para os cidadãos, procurando divulgar iniciativas de interesse público ou informar sobre dossiês importantes para a cidade, independentemente de serem ou não lançados pela autarquia, à semelhança do que já acontece no portal de notícias www.porto.pt, lançado pela autarquia em 2014.