10@norte
10@norte com Tiago Góis Ferreira
A vista monumental da Torre dos Clérigos sobre a cidade do Porto, uma boa francesinha e uma noite bem passada nas festas de S. João. O apresentador da RTP Tiago Góis Ferreira assume que trocar os Bs pelos Vs não é sotaque. “É de craque!”
O melhor refúgio do norte?
Matosinhos. É uma cidade com mar, desporto, muita tranquilidade e uns restaurantes frequentados por pescadores, que oferecem peixinho do bom, em amena cavaqueira.
A melhor frase que ouviu?
“ImpecaBél” O norte ganha outro encanto, independentemente do emissor ou do contexto.
A melhor figura desta região do país?
Essa é difícil de responder. Talvez Afonso Henriques, Vimaranense. Uma grande região norte do país. É importante referir que somos portugueses por causa deste grande senhor.
A música que representa o norte?
Pronúncia do Norte GNR. A letra diz tudo.
O melhor espetáculo que viu no norte?
O São João na cidade do Porto. Foi um espetáculo pelos becos e ruelas da invicta… e por entre o calor e o fervor dos portuenses! Recomendo vivamente.
Com que figura nortenha gostava de jantar?
Com o Pinto da Costa (risos). Tinha tantas perguntas para lhe fazer…Assumo que sou fã do seu percurso e da sua obra.
O melhor prato?
Francesinha… Este prato não dá hipótese a escolher outros.
O monumento mais interessante?
Ui! Escolher um monumento é difícil. Prefiro antes eleger uma vista monumental, a da Torre dos Clérigos sobre a cidade do Porto.
Um episódio caricato que viveu nessa região?
Já tive alguns… mas, talvez, quando consegui adormecer nas imediações do Dragão, depois de festejos intensos de mais uma liga dos campeões. Perante cânticos e buzinadelas consegui dormir profundamente uma horita!
Se escrevesse um livro sobre o norte que titulo teria?
Trocar os Bs pelos Vs. Não é sotaque é de craque! Esta é uma região que transpira cultura, história e personalidade… e finta milhares de regiões adversárias.
Foto: D.R.