Sociedade

“Café com os Avós” pelas freguesias do concelho da Feira

Emídio Sousa pede olhar atento dos vizinhos

O presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, prossegue com as suas  visitas aos mais velhos e sós do concelho, no âmbito da iniciativa “Café com os Avós. O autarca pretende sensibilizar a população e instituições locais para a importância de um olhar cada vez mais atento dos vizinhos, mas faz questão de dar o exemplo, disponibilizando regularmente uma hora do seu dia, para visitar um idoso em casa.

O objetivo é percorrer todas as freguesias do concelho, na expectativa de que outras pessoas e instituições locais reforcem a vigilância diária junto daqueles que vivem sós e mais isolados e, se possível, que disponibilizem um pouco do seu tempo para um momento de companhia.

 “Uma passagem à porta de casa do idoso para dar os bons dias ou um simples telefonema a perguntar se está tudo bem podem fazer toda a diferença para quem passa os dias sozinho”, alerta Emídio Sousa, que recentemente visitou uma idosa, de 82 anos, residente na freguesia de Canedo.

 À chegada do autarca, Almerinda Moreira tinha a mesa da cozinha pronta para o “café francês”, influência dos familiares e vizinhos emigrados em França. Durante uma hora, entre o café e a fogaça oferecida pelo presidente, a octogenária partilhou estórias, falou da sua infância e juventude, da família e dos vizinhos. No início apenas sorria, mas no final já ria das suas peripécias da meninice. Quando Emídio Sousa espreitou pela janela, fez questão de visitar o quintal da casa, briosamente cultivado pela dona Almerinda, que fez recentemente a poda das videiras e plantou as ‘novidades’.

 “Ficaria aqui horas a conversar, pois são histórias que me dizem muito e me fazem lembrar os tempos em que cresci ao cuidado da minha avó”, confidenciou Emídio Sousa, para quem estes encontros são sempre um reavivar de memórias e uma aprendizagem. “Os mais velhos são os mais sábios. Têm muito para contar, genuínas lições de vida”, considera. No final do encontro, ficou o agradecimento sentido da dona Almerinda: “muito obrigada pela sua visita, senhor presidente, não tenho palavras”.

 A estas visitas informais aos mais velhos e sós do concelho Emídio Sousa chamou “Café com os Avós”. Em troca de um café ou chá, o autarca visita os idosos nas suas casas e leva uma genuína fogaça da Feira, que acompanha as conversas, para que a tradição seja também uma marca destes encontros.

 “Tenho dito várias vezes publicamente que um dos grandes desafios que temos pela frente é a longevidade, daí a importância de incutirmos nas nossas gentes e instituições, a começar pelos mais novos, uma efetiva preocupação social da vizinhança, como forma de atenuar o isolamento e a solidão”, sublinha o autarca, que faz questão de dar o exemplo e enaltecer o papel preponderante dos fóruns sociais neste novo desafio da sociedade atual.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close