EconomiaVideos

Viarco: A única fábrica de lápis em Portugal

Com vídeo

 

É uma empresa cheia de histórias e os seus lápis levam-nos rapidamente a um regresso ao passado. A vida desta empresa com mais de cem anos em S. João da Madeira confunde-se necessariamente com a história do próprio lápis em Portugal. A única fábrica de lápis do país, surgiu em 1907, da união entre o Conselheiro Figueiredo Faria, figura proeminente de Vila do Conde, e Jules Cacheux, um engenheiro técnico francês, que já possuía uma fábrica de lápis em França.

Os lápis ali produzidos diariamente são familiares aos portugueses mas também porque cada máquina, cada esquina desta empresa conduz-nos automaticamente para tempos mais distantes. Quem visita a empresa verifica que todo o edifício está por recuperar mas mantém o charme de outrora. “Uma fábrica velhinha do tempo da Revolução Industrial”, diz entre risos, José Vieira, o dono da empresa.

Mais do que um simples lápis, a Viarco é parte integrante da identidade portuguesa, sendo reconhecida, como tantas outras marcas, como um dos elementos distintivos da cultura nacional.

A empresa recebe com regularidade visitantes que ali vão conhecer a história desta empresa centenária.

 

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close