Sociedade

Espírito de São João já se vive em Gaia

Junho é o mês das festas populares e em Vila Nova de Gaia já se vive o espírito do São João. Dos manjericos ao alho porro, não esquecendo, claro, os martelinhos, os gaienses já estão «equipados» a rigor para os grandes dias que se aproximam. Para que esta seja, uma vez mais, a grande festa do ano, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia preparou um programa variado, esperando que todos se divirtam com segurança.
Os festejos começaram já no passado sábado, 16 de Junho, com as Marchas de São João a encherem a Beira-Rio. Tal como tem acontecido em edições anteriores, 12 marchas participantes desfilaram no Largo Luís I, percorrendo a Beira-Rio até ao Cais de Gaia, onde protagonizaram a sua exibição. No final, depois de uma noite muito animada, a Tuna Musical de Santa Marinha acabou por conquistar o primeiro lugar, seguindo-se Avintes e Madalena.
A 22 de Junho, pelas 22 horas, realizar-se-á o tradicional concerto «Arrábida Sinfónica», na praceta exterior norte do Arrábida Shopping. Trata-se de um grande concerto sinfónico com obras que juntam a perfeição da composição a uma capacidade imediata de conquistar os ouvintes. «Alborada del gracioso» e «La valse», de Ravel, «O chapéu de três bicos», de Falla, e «Danças de Galanta», de Kodály, serão algumas das obras interpretadas pela Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, sob a direcção do maestro Otto Tausk.
Segue-se a grande noite de São João, que poderá ser acompanhada na emissão especial da RTP, durante o dia no Jardim do Morro ou à noite na Serra do Pilar. Gaia apresenta-se ao seu público com um grande concerto de Pedro Abrunhosa, no dia 23 de Junho, pelas 22 horas, no Cais de Gaia. Habituado a salas cheias e a multidões, o intérprete de «Não posso mais» promete eternizar este momento, preparando a audiência para o majestoso espetáculo piromusical que se seguirá, pela meia-noite. Para que o público não perca o ritmo da festa, seguir-se-á uma atuação musical da banda «Albatroz», também no Cais de Gaia. O calendário termina com a habitual regata dos barcos rabelos, no dia 24 de Junho, a partir das 15 horas, pelas margens do Rio Douro.

 

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close