Sociedade

(Com Vídeo): 22.ª edição da Viagem Medieval  espera receber 700 mil visitantes

Em Santa Maria da Feira até 12 de agosto

A 22.ª edição da Viagem Medieval em Santa Maria da Feira arrancou na última quarta-feira e decorrerá até 12 de agosto, transformando, assim, nos próximos dias, o centro da cidade numa evocação da Idade Média.
São mais de duas décadas a recuar ao passado, a recordar episódios históricos, a criar conteúdos, a vestir-se a rigor, transformando o coração do centro histórico da Feira num grande palco de momentos marcantes.
A Viagem Medieval é uma completa e genuína aula de história viva, onde os visitantes podem fazer parte dos grandes momentos de animação e recriação, este ano centrados no reinado de D. Pedro I.
A edição deste ano vai disponibilizar ainda aos visitantes cerimónias de casamento, sem estatuto oficial, mas com real afeto. O primeiro casamento vai realizar-se este sábado, e unirá pelos laços do matrimónio ”fictício” um casal proveniente de Aveiro.
Trata-se, segundo, a organização do maior evento de recriação histórica medieval do país e um dos maiores da Europa, numa partilha conjunta da autarquia, a empresa municipal Feira Viva e a Federação das Colectividades de Cultura e Recreio do concelho de Santa Maria da Feira.
A Viagem Medieval envolve diariamente o “esforço” de mais de 2 mil pessoas, 350 das quais em regime de voluntariado. São elas que asseguram o funcionamento de 28 áreas temáticas, 23 tabernas, oito restaurantes e, aproximadamente, 242 bancas de artesãos, mercadores e regatões. De destacar ainda as cerca 140 horas de animação durante os dias do evento, 67 espetáculos e 140 apresentações diárias. Durante os 12 dias estão programadas cerca de 1700 apresentações.
Durante todos estes dias, a cidade da Feira acolhe milhares de pessoas que vão recuar, este ano, no tempo e recuperar os mais importantes passos de D Pedro I.
Com provas dadas, a nível local, nacional e internacional, o evento tem a característica peculiar de trazer a público a vida e os valores da comunidade, que agarra a sua realização como um ex-libris citadino e concelhio. Esta mais-valia há muito que foi realçada pelo presidente a Câmara da Feira, Emídio Sousa, que tem vindo a referir que este revisitar da história de Portugal “é uma das referências do concelho”.
O recinto da Viagem Medieval (33 hectares de Área) manterá a generalidade das áreas temáticas, com destaque para o Povoado, instalado nas margens do rio Cáster, que será, uma vez mais, uma das apostas da organização. Para além dos espetáculos diários de recriação histórica e dos combates entre cavaleiros, serão realizados vários cortejos.
Na Viagem Medieval pode ainda descobrir um verdadeiro “oásis”, num cenário de verdadeira placidez da Quinta do Castelo. As Termas S. Jorge recriam o ambiente cultural dos Banhos Públicos e suas práticas ancestrais. Aqui, todos os visitantes são convidados a momentos de repouso e relaxamento, desfrutando de banhos e unguentos, ao som de melodias de harpa e artes de bailado.
A organização espera receber na edição de 2018 mais de 700 mil pessoas.

https://youtu.be/qZ-eGnLfKsI

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close