Economia

Funicular de Santa Luzia registou em agosto maior utilização de sempre com 52 mil passageiros

Agosto foi o mês com maior utilização de sempre do Funicular de Santa Luzia, com um registo de 52.085 passageiros. Com estes números, a infraestrutura assegurou um aumento de 9,05% em relação a agosto de 2017 no que toca ao número de passageiros. No mês passado, o Funicular ultrapassou, por três vezes, o valor máximo diário registado até então, que tinha sido a 20 de agosto de 2017.
Assim, a 9 de agosto, no dia da chegada da Volta a Portugal em Bicicleta ao topo do monte de Santa Luzia, foram assinalados 2.606 passageiros, tendo os outros dois recordes sido registados durante a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia: a 18 de agosto foram garantidos 2.690 passageiros e a 19 de agosto foram 2.775 passageiros.
Desde o início do serviço do Funicular, após obras, em abril de 2007, até 31 de agosto do presente ano, a infraestrutura transportou 1.113.137 passageiros e, até final de agosto, já realizou praticamente o mesmo número de viagens que na totalidade do ano transato.
O Funicular de Santa Luzia, distinguido com o prémio de Infraestrutura Ferroviária do Ano 2013 e com o mesmo certificado em 2014, é o mais moderno de Portugal.  Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Funicular de Santa Luzia é a mais longa a nível nacional, com os seus 650 metros.
Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, foi inaugurado a 2 de junho de 1923 através da Empreza do Elevador de Santa Luzia. Entre 18 de agosto e 31 de outubro de 1944, os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com caráter provisório e, em 1945, foi alvo de importantes trabalhos de reparação.
A 28 de janeiro de 2005 o funicular foi transferido para o domínio público do Município de Viana do Castelo e, em meados de 2005, foi alvo de uma empreitada de 2,28 milhões de euros, com a renovação da linha, recuperação dos muros que a ladeiam e a instalação de duas modernas carruagens, com lotação para 25 pessoas, 12 sentadas e 13 em pé. As carruagens permitem o transporte de bicicletas para que os ciclistas possam ascender a Santa Luzia e circular nos trilhos de montanha existentes.

Foto: DR

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