Saúde

CHEDV assinala Dia Mundial da Saúde Mental com lançamento de Ciclo Formativo

O Jovem e a Saúde Mental Num Mundo em Mudança é o tema do ciclo de workshops lançado no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, no CHEDV.
Este ciclo formativo surge da colaboração de diversas valências do Departamento de Saúde Mental do CHEDV (Unidade de Pedopsiquiatria e de Psicologia, nomeadamente a Psicologia infantil, Consulta do Jovem Adulto e programa de 1º Episódio Psicótico) como resposta à necessidade de sensibilizar para as diversas patologias no âmbito da saúde mental que afetam desde a criança ao jovem adulto e, também, da necessidade de lutar contra o estigma, crenças e mitos que existem relativamente as estas patologias.
A Organização Mundial de Saúde estima que 20% das crianças e adolescentes apresentam pelo menos uma perturbação psiquiátrica clinicamente diagnosticada até aos 18 anos. Vários estudos confirmam que diversas patologias psiquiátricas do adulto se iniciam antes dos 18 anos de idade.
No adulto jovem (até aos 24 anos) as taxas de doença mental disparam, com diversas patologias incapacitantes a terem idade preferencial de início nesta fase, como as Perturbações Psicóticas, a Perturbação Bipolar, Perturbações graves do Humor e os Comportamentos Aditivos.
Na sessão de abertura do Ciclo Formativo esteve presente o Presidente do Conselho de Administração do CHEDV, Miguel Paiva, que realçou o valor do trabalho da equipa do Departamento de Saúde Mental do Centro Hospitalar e da importância da manutenção das boas relações de trabalho com os ACES da região, o que permite uma oferta de cuidados de saúde integrada e de melhor qualidade.
Já a Diretora do Departamento de Saúde Mental, Sara Mariano, distinguiu na sua intervenção o valor dos profissionais que integram a equipa, particularmente, das valências em foco neste dia e do seu trabalho junto da comunidade.
Por sua vez Sílvia Tavares, presente na mesa em representação da Comissão Organizadora do Ciclo Formativo, reforçou alguns aspetos importantes na intervenção nos utentes mais jovens, referindo que “a prevenção e a intervenção em fase precoce da patologia [estão] associadas a um melhor prognóstico, logo é essencial investir em campanhas de sensibilização e informação” à comunidade e aos profissionais de saúde
O workshop, O fim antes do tempo: Suicídio na Adolescência, ficou a cargo da Cláudia Barroso, Pedopsiquiatra do CHEDV e de Ana Luísa Pinto, Psicóloga do Centro Hospitalar. Tendo em conta que o suicídio é a 2º causa de morte entre os 14 anos e os 24 anos, as palestrantes realçaram a importância da prevenção do suicídio na adolescência, da avaliação especializada e da intervenção multidisciplinar nos comportamentos suicidários. De salientar a adesão dos profissionais da área da educação, que juntamente com os profissionais do CHEDV e de outras instituições de saúde da região encheram o Auditório do Hospital São Sebastião, o que possibilitou uma troca de experiências mais completa, entre os diferentes profissionais envolvidos nas diferentes fases de intervenção destas patologias, o objetivo primordial deste Ciclo Formativo.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close