Desporto

Viana do Castelo acolhe 250 atletas de 7 países para Meeting Internacional de Optimist

De 26 a 28 de outubro

O Clube de Vela de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de estão a ultimar os preparativos para a realização V Troféu Cidade de Viana do Castelo – Meeting Internacional de Optimist, que vai reunir atletas de 7 países e 41 clubes. De 26 a 28 de outubro, a cidade de Viana do Castelo vai reunir o maior número de velejadores da Classe Optimist, num evento nunca antes igualado em território nacional, estando previstos 250 atletas de Portugal, Espanha, Bélgica, Índia, Noruega, Moçambique e Letónia. De território nacional, participam clubes do norte, centro, do sul e também das ilhas.
Pelo quinto ano consecutivo, o Clube de Vela de Viana do Castelo, instalado no Centro de Vela, organiza esta festa internacional. As embarcações deverão entrar em prova no rio Lima na sexta-feira, junto à Praça da Liberdade, pelas 13h00, e no sábado e domingo deverão apresentar-se pelas 13h00, para as provas.
Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina que pode ser de madeira ou material plástico. O Optimist é recomendado para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo de 60 quilos, tendo sido concebido por Clark Mills em 1947. Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.
O Centro de Vela de Viana do Castelo, que abriu portas em 2013, é considerado uma referência na modalidade e integra o projeto âncora “Centro de Mar”, que se assume como uma aposta no desenvolvimento da náutica de recreio náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico” e dos desportos.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close