Notícias

Santa Maria da Feira recebe o maior congresso nacional de Veterinária

"Dermatologia sem segredos" junta no Europarque 2000 médicos veterinários

Entre 22 e 24 de Fevereiro, Santa Maria da Feira é a capital ibérica da Medicina Veterinária com a realização do XV Congresso Hospital Veterinário Montenegro. O evento conta com a presença de cerca de 2000 médicos veterinários, dos quais 500 espanhóis, e alguns dos maiores especialistas europeus em Medicina Veterinária, nomeadamente Luis Ferrer, Ana Oliveira, Diana Ferreira, Pachi Clemente e Patrícia Poeta, entre outros.
Subordinada ao tema “Dermatologia Sem Segredos”, esta 15.ª edição, daquele que é maior congresso de Medicina Veterinária que se realiza em Portugal, e um dos maiores da Europa, irá apostar num formato inovador, “mais apetecível e produtivo para os visitantes “, diz Luís Montenegro, director do Hospital de Referência Veterinária Montenegro e um dos principais responsáveis e organizadores deste evento. O congresso terá em funcionamento simultâneo cinco salas com palestras científicas: Medicina Veterinária, Enfermagem Veterinária, sala de comunicações científicas, sala Primeiros Socorros, para além do auditório no pavilhão comercial. “Vamos ter a apresentação de casos clínicos em directo, desafiando um médico veterinário convidado a diagnosticar doenças em tempo real e respectivos tratamentos para casos que não conhece previamente”, salienta Luís Montenegro.
“No sábado, dia 23, teremos em funcionamento a sala de primeiros socorros. Trata-se de um espaço destinado a bombeiros e que visa dar resposta e fornecer competências para o resgate de animais e prestação de primeiros socorros em várias situações do dia-a-dia, nomeadamente no caso de acidentes rodoviários”, frisa o director do Hospital de Referência Veterinária Montenegro.
O congresso irá ainda homenagear o Prof. Miguel Faria, figura determinante na organização deste evento, com a criação do «Prémio Científico Prof. Miguel Faria», no valor de 1000 euros, que visa distinguir a melhor comunicação livre e que será entregue pela família. “As comunicações científicas têm sido de uma qualidade extremamente elevada e são um orgulho para a classe. Em 2018 reuniu 85 submissões, o maior número de sempre, e que esperamos superar”.
O congresso termina dia 24 de Fevereiro, com a “Corrida do Veterinário”, de 10 quilómetros, aberta a toda a sociedade e com prémios atrativos; e a “Caminhada com o cão”, de 5 quilómetros e onde podem participar famílias e animais. Estas atividades têm um custo de inscrição, sendo que 1€ irá reverter para a Veterinários sem Fronteiras (VSF Portugal) ou a Associação dos Amigos dos Animais de Santa Maria da Feira (Aanifeira).
“Orgulhamo-nos de organizar o congresso com maior representatividade de profissionais desta área. No ano transato reunimos 1300 médicos veterinários, 460 estudantes de medicina veterinária e 580 enfermeiros e estudantes de enfermagem veterinária, dos quais cerca de 300 congressistas espanhóis”, desta Luís Montenegro. Este ano o objectivo passa por “elevar a fasquia dos congressos de medicina veterinária com o nosso projeto – arrojado e inovador – que oferece conhecimento sem descurar momentos de lazer e bem-estar”.
Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close