Sociedade

Ministra da Justiça garante dentro de cinco anos novo Tribunal da Feira

Investimento de 8 a 9 milhões de euros

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, garantiu esta semana, em Santa Maria da Feira, a celebração de um protocolo entre a autarquia e o Governo para o arranque da construção do novo Tribunal de Santa Maria da Feira, que irá implicar um investimento de 8 a 9 milhões de euros.

Dentro de cinco anos, Santa Maria da Feira terá um novo Palácio da Justiça, que será construído no antigo edifício que foi encerrado há mais de uma década por alegadamente ameaçar ruir. “A adaptação seria muito onerosa, pelo que vamos construir um novo edifício”, revelou, terça-feira, dia 12, a ministra da Justiça. Francisca Van Dunem, durante a visita ao Tribunal feirense, que se encontra instalado em prédios alugados e o antigo fórum.
A ministra referiu que vai “aproveitar a disponibilidade” manifestada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira para assumir este projeto em parceria. O presidente da Câmara, Emídio Sousa, salientou que a solução tem vindo a ser trabalhada com o Ministério da Justiça e vincou que o seu executivo “está disponível para liderar o processo” que fará nascer o novo Palácio da Justiça. O autarca salientou que o novo Tribunal irá exigir um investimento que andará entre os 8 e os 9 milhões de euros. Para a edificação de uma estrutura dotada de sete mil metros quadrados de área útil. Recorde-se que o atual contrato de arrendamento das instalações usadas pelo Tribunal de Santa Maria da Feira por cerca de 70 mil euros mensais terminará, precisamente, dentro de cinco anos.
A ministra visitou também as obras em curso para a transformação da ala norte do antigo edifício no Tribunal do Trabalho. A intervenção, que representa um investimento de 613 mil euros (a que acresce IVA), estará pronta no final do semestre.
Recorde-se que o antigo edifício esteve cerca de dez anos ao abandono ficou completamente vandalizado, com vidros partidos, paredes cobertas a graffiti e lixo espalhado pelo interior. O edifício foi inaugurado em 1991 e está encerrado há 10 anos.

Tags
Show More

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close