Sociedade

Escritores na cidade, poesia no mercado

Plano Municipal de Leitura de Matosinhos continua a espalhar a palavra e vai ter convidados todos os meses para conversas com os leitores

Tinha mesmo de ser assim. O “dia inicial inteiro e limpo” de Sophia de Mello Breyner e do país vai ser evocado no próximo dia 20 de abril com uma sessão de poesia à solta no Mercado Municipal de Matosinhos. A iniciativa, integrada no Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, tem início marcado para as 10 horas e procurará sobressaltar os clientes e os vendedores do espaço comercial, levando-os a tomar a poesia na voz.
Oficiada, como vem sendo habitual, pelos declamadores João Rios, Isaque Ferreira, Rui Spranger e Renato Filipe Cardoso, esta sessão da Poesia Maldita é especialmente dedicada ao espírito da revolução de 25 de abril de 1974 e ao vendaval de poesia que, no dizer de Sophia, tomou as ruas e o país. Seguindo a mesma orientação, o Plano Municipal de Leitura de Matosinhos vai também iniciar este mês uma nova série de encontros mensais com autores, para conversas que decorrerão na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
O primeiro dos “Encontros com autores na cidade” terá lugar no dia 24 de abril, tendo como convidada Isabel Rio Novo, que acaba de publicar “O Poço e a Estrada”, uma biografia de Agustina Bessa-Luís. As sessões seguintes, com início marcado para as 18h30, contarão com a participação de Nuno Camarneiro (31 de maio), Álvaro Laborinho Lúcio (27 de junho), Daniel Jonas (25 de julho), João Tordo (26 de setembro), Fernando Pinto do Amaral (31 de outubro) e José Luís Peixoto (28 de novembro).
A participação nas conversas é gratuita, estando apenas condicionada à inscrição através do link https://forms.gle/LkpszBvHSBEUAHBn7.
Criado em 2015, o Plano Municipal de Leitura de Matosinhos foi concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e extratos sociais, constituindo uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. Integra um vasto conjunto de iniciativas, como encontros com autores e workshops de leitura e escrita criativa nas escolas e instituições do concelho, sessões inesperadas de poesia em espaços públicos, tertúlias poéticas e lançamentos de livros.
Desde março está também em curso, recorde-se, uma comunidade de leitura orientada pelo escritor Miguel Miranda, que tem ainda previstas sessões dedicadas aos livros “Autismo”, de Valério Romão, “O Mal de Montano”, de Enrique Vila-Matas, “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, e “Na Memória dos Rouxinóis”, de Filipa Martins. As inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/forms/Z1C73ncFNX95j8hO2.

Foto: DR

Tags
Show More

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

54 − = 47

Close